Trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) ano de 2023

BRAZ, Icharuy Alves. Reivindicações de jovens indígenas através do rap. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientador: Carolina Tamayo Osório; Coorientador: Rafael Antunes Machado.

CARNEIRO, Celma Pereira dos Santos; SANTOS, Fabiana pereira dos. Relação família-escola e pandemia de Covid-19 na Escola Estadual Indígena Bukinuk Aldeia Xakriabá Sumaré II. 2023. [74] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientadora: Bárbara Bruna Moreira Ramalho.
Acesso ao texto completo disponível

CASTRO, Jociele Aparecida Carmo de. A conquista do colégio estadual para a comunidade de Coroa Vermelha. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientadora: Ana Maria Rabelo Gomes.

CONCEIÇÃO, Romildo Alves da (Cacique Txonãg). Os seres encantados da mata do povo Pataxó na aldeia Imbriruçú, Carmésia MG. 2029. [17] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2029. Orientador: Marco Antonio Farias Scarassatti; Coorientador: Flávio Henrique de Oliveira Santos.

FERREIRA, Márlis Braz. As transformações das casas tradicionais da aldeia Barra Velha. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientador: Adriano Mattos Corrêa.

GUEDES, Maricéia Meirelles (Ahnã Pataxò). Intercâmbio cultural e territorial enquanto prática pedagógica diferenciada. 2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientadora: Marina de Lima Tavares; Coorientador: Ângelo Santos do Carmo.
Acesso ao texto completo disponível

LACERDA, Kathary Milayne Dias. Ariponã mé´a aregá: iõ atxemã upâ tecnologia ahõhê ferramenta upú êtxawê ug ariponã´irá txó patxôhã = Aprender é brincar: o uso da tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem do patxôhã. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientadora: Maria Gorete Neto.
Acesso ao texto completo disponível

MATOS, Mayne Ferreira. História de vida e luta de Guiu Pataxó. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024. Orientadora: Maria Gorete Neto.
Acesso ao texto completo disponível

MOTA, Regina Rodrigues da; NEVES, Luciene Rodrigues da Silva. Os percursos acadêmicos realizados na aldeia Prata. 2027. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2027. Orientadora: Clarisse Maria Castro de Alvarenga.
Acesso ao texto completo disponível

OLIVEIRA, Andréia Gonçalves de. A medicina do sopro Xakriabá e as suas formas de cura. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientadora: Clarisse Maria Castro de Alvarenga.
Acesso ao texto completo disponível

OLIVEIRA, Raquel Lopes de. História do açude da aldeia Pindaíbas na reserva indígena Xakriabá. 2026. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2026. Orientador: Célio da Silveira Júnior.
Acesso ao texto completo disponível

OLIVEIRA, Rosilene Gomes de; SOUSA, Cristiana Dias de. Roças Xakriabá: (re)conhecendo os saberes tradicionais a partir das vozes das/os agricultoras/es e jovens. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientadora: Ana Maria Rabelo Gomes; Coorientadora: Rebeca Cássia de Andrade.
Acesso ao texto completo disponível

PAIXÃO, Adayelle Conceição (Iamã); DEOCLECIANO, Damiana da Cruz (Aponahí). A criação de um horto medicinal no Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho durante as aulas de ciências: um resgate do uso tradicional de plantas medicinais. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientador: Célio Silveira Júnior; Coorientador: Maicon Rodrigues dos Santos.
Acesso ao texto completo disponível

PATAXÓ, Mayhá (Mairá Braz). Saberes tradicionais sobre o parto Pataxó na aldeia mãe Barra Velha. 2023. [41] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientadora: Érica Dumont Pena; Coorientador: Áquila Bruno Miranda.
Acesso ao texto completo disponível

RIBEIRO, Edinalva Fernandes; RIBEIRO, Ailton Nunes. Participação das mulheres Xakriabá na política interna e seus impactos na vida comunitária. 2023. 1 v. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientadora: Carolina Tamayo Osório.
Acesso ao texto completo disponível

RIBEIRO, Jaqueline Fiuza. Os viveiros de mudas e a necessidade de seu cultivo em terras Xakriabá: o trabalho da Associação do Barreiro Preto. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientador: Adriano Mattos Corrêa.
Acesso ao texto completo disponível

SAMPAIO, Seeribhi Lula Apolo Prado (Tukano). Imagem e memória: trajetória de luta política do líder indígena Álvaro Tukano (Doêtiro). 2030. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2030. Orientador: Paulo Roberto Maia Figueiredo.
Acesso ao texto completo disponível

SANTANA, Joice Ponsada Ferreira. Namoro e casamento pataxó. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Orientador: Edgar Rodrigues Barbosa Neto.
Acesso ao texto completo disponível

SANTIAGO, Naiara Paulo. Seus olhos veem água?: onde está a água na vida Xakriabá?. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2025. Orientadora: Margarete Maria de Araújo Silva.
Acesso ao texto completo disponível

SANTOS, Robismar Ferreira. Jogo pedagógico em Akwẽ Xakriabá: fortalecimento da língua materna. 2028. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2028. Orientadora: Telma Borges da Silva.
Acesso ao texto completo disponível

SANTOS, Thaís de Oliveira dos. Narrativas da vida escolar durante a pandemia na unidade de ensino da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. 2031. 1 v. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2031. Orientadora: Carolina Tamayo Osório.
Acesso ao texto completo disponível