2020 – Lecampo

Trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO) do ano de 2020

ALMEIDA, Josiane Ramalho de. Mulheres do campo: trajetórias e lutas em meio a rosas e espinhos. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Gleice Aparecida de Moraes Lima.

COUTINHO, Eliziara Pereira. “Não precisa pensar que é coisa com coisa, porque, não é coisa com coisa não!”: práticas de numeramento na produção do chapéu de palha de coqueiro indaiá na comunidade Lapinha em Morro do Pilar – MG. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca.

DIAS, Marisa Ramos. Práticas matemáticas identificadas na produção da farinha de mandioca de uma família geraizeira na comunidade de raiz em Rio Pardo de Minas, MG. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientador: Wagner Ahmad Auarek.

DIAS, Welisson David Rodrigues. As relações de comércio na venda do polvilho na comunidade de Monte Alegre I: desvelando tensões, um ponto de vista da teoria da atividade. 2020. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Teresinha Fumi Kawasaki.

FIGUEIREDO, Dênia Cristina Miranda. O uso da matemática em uma feira livre de agricultores familiares da cidade do Serro, MG. 2020. [] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientador: Mateus de Moraes Servilha.
OBS: Não há acesso ao texto completo

LISBOA, Rafaela Santos. Saberes matemáticos e diálogos intergeracionais presentes na produção da farinha de mandioca e do polvilho por uma família da comunidade geraizeira de Vereda Funda, Rio Pardo de Minas/ MG. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Álida Angélica Alves Leal.

MENDANHA, Raquel Moreira. O assentamento Hebert de Souza (Paracatu, MG): histórias, modos de vida e práticas matemáticas. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

MENDES, Dener Dias. A produção do coquinho (Butiá capitata) do cerrado: saberes matemáticos de uma família geraizeira da comunidade Ribeirão do Moreira em Rio Pardo de Minas (MG). 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientador: Wagner Ahmad Auarek.

OLIVEIRA, Angélica de. “Se num fô assim num dá o litro de gordura certin”: práticas de numeramento na produção do óleo de pequi na comunidade geraizeira de Baixa Grande – Rio Pardo de Minas (MG). 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca.

PAIXÃO, Lucina Soares da. Práticas de numeramento na atividade comercial: o uso do prato de medida na feira livre de Itaobim (MG). 2020. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi.

PEREIRA, Taiane Rodrigues. O Ensino de matemática em turma multisseriada, dos anos iniciais, de uma escola do campo. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Aliene Araújo Villaça.

QUEIROZ, Fernando Soares de. Descrevendo matematicamente práticas presentes na plantação de vazantes do rio São Francisco na comunidade de Nova Aparecida (Icaraí de Minas, MG). 2020. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientador: Filipe Santos Fernandes.

ROCHA, Cleuves Samuel Alves da. Saberes matemáticos na prática de silagem da fazenda Santa Helena- Icaraí de Minas. 2020. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Vanessa Sena Tomaz.

RODRIGUES FILHA, Amanda. O campo e suas práticas de aprender e ensinar: construindo narrativas sobre o Grupo Escolar no município de Icaraí de Minas (MG) nos entornos da década de 1960. 2020. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientador: Filipe Santos Fernandes. Acesso ao texto completo

ROSA, Roseni de Fátima. A avaliação educacional sistêmica (SIMAVE) em uma escola do campo: perspectivas e desafios. 2020. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Penha Souza Silva.

SANTOS, Gabriel de Souza. Jogo Buss e o fortalecimento da história da comunidade Santa Rosa nas aulas de Matemática. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Keli Cristina Conti.

XAVIER, Saulo Antunes. Práticas matemáticas na produção de farinha no contexto de uma família da comunidade Brejinho do São Camilo em Rio Pardo de Minas. 2020. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo, Habilitação em Matemática.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Orientadora: Ilaine da Silva Campos.