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ebooks:
SILVA, Isabel de Oliveira e; LUZ, Iza Rodrigues da; CARVALHO, Levindo Diniz. Infância e pandemia na região metropolitana de Belo Horizonte [recurso eletrônico] : primeiras análises. Belo Horizonte: UFMG/FaE/NEPEI, 2021. 91 p. ISBN 9786588446065.
Sinopse:
Este relatório, de caráter descritivo e analítico, é um exercício inicial de análise dos dados da pesquisa “Infância em tempos de pandemia: experiências de crianças da Grande Belo Horizonte”. A pesquisa buscou compreender as formas pelas quais as crianças vivenciam a pandemia da COVID-19 por meio da análise das experiências e dos sentimentos despertados em crianças de 8 a 12 anos que tiveram suas rotinas alteradas nesse contexto. Para tanto foi elaborado um questionário online que ficou disponível no período de 11 de junho a 15 de julho de 2020. Participaram da pesquisa 2021 crianças moradoras da cidade de Belo Horizonte e de 32 municípios da região metropolitana.
Esclarecemos que, considerando a premência do debate e a dimensão da urgência, neste documento são apresentadas análises preliminares, com o objetivo de tornar público parte dos resultados do processo de escuta das crianças que foi desenvolvido nos últimos oito meses. Esta é uma forma de dar ágil visibilidade às vozes das crianças e explicitarmos, ainda no contexto da pandemia, seus pontos de vista e condições de vida.
O relatório está organizado em três partes: Introdução, Resultados e Discussão, seguidas de Considerações Finais. Na Introdução, são situadas as motivações, são explicitados os objetivos e os referenciais teóricos e é descrito o percurso metodológico do trabalho. Em Resultados e Discussão, são apresentadas informações sobre o perfil das crianças participantes, suas rotinas, emoções, preocupações e seus sentimentos, bem como aspectos de suas relações com a família e com a escola. Nas Considerações Finais, apontamos elementos que indicam a necessidade de uma compreensão ampla da realidade das infâncias, que articule os pontos de vista das crianças e suas experiências sociais às dimensões econômicas, sociais, raciais, territoriais e de gênero. Nessa parte final do relatório, são apresentados aspectos que podem subsidiar decisões relativas ao acolhimento e atendimento de crianças nas escolas e nas diferentes políticas públicas a elas destinadas
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Caderno de resumos dos trabalhos de conclusão de curso da LECampo-FAE/UFMG : habilitação em Ciencias Sociais e Humanidades CSH-turma 2015 / Nayara Silva de Carie, Álida Angélica Alves Leal, Meiriele Cruz (orgs.). – Belo Horizonte, 2020. 62 p. : enc, il.
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