Trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) ano de 2019

ALKIMIM, Erick Correa de; SANTOS, Marilene de Oliveira. Casa de cultura Xakriabá: lugar de conhecimento, cultura, memória e história. 2019. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientadora: Ana Maria Rabelo Gomes; Coorientadora: Fernanda G. de Oliveira Cruz.

ALVES, Carolaine dos Santos. A chegada da energia elétrica e as mudanças nos hábitos alimentares do povo Pataxó da aldeia de Barra Velha – BA. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Juarez Melgaço Valadares.

ARAÚJO, Lindaura Gomes de. As plantas medicinais da aldeia Prata no território Xakriabá: resgatanso e valorizando os conhecimentos tradicionais. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Célio da Silveira Júnior; Coorientadora: Rebeca Cássia Andrade.

BARROS, Mailson Alves de. A relação da comunidade Xakriabá com o córrego Riacho do Brejo. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Carlo Sandro Campos; Coorientadora: Elisa Sampaio de Faria.

BRAZ, Raíres Alves. Jogos familiares Pataxó da aldeia Muã Mimatxi em Itapecerica-MG. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Ana Maria Rabelo Gomes; Coorientadora: Rebeca Cássia Andrade.

BRAZ, Werymehe Alves. Tehey de pescaria de conhecimento. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Juarez Melgaço Valadares; Coorientador: Áquila Bruno Miranda.

FERREIRA, Ademário Braz; SANTOS, Jelevaldo Silva. Educação ambiental e sustentabilidade na área escolar da aldeia Pataxó de Coroa Vermelha. 2019. [68] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Francisco Ângelo Coutinho; Coorientadora: Elisa Sampaio de Faria.

GONÇALVES, Beatriz Dias. Plantio de horta na aldeia imbaúba como meio de sobrevivência visando a prática nas escolas. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientadora: Marina de Lima Tavares; Coorientadora: Rebeca Cássia de Andrade.

LIMA, Luciano Alkimim. Banco de sementes Nchatari. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
(A biblioteca da FAE não possui acesso ao texto completo)

LIRA, Antonildo Silva de [Txaywã Pataxó]. Moykã txihihãi xaurumã Pataxó nioniemã atxohê upú etxawê uxé pataxi makiami = Jogos indígenas infantojuvenil Pataxó um método de ensino em Aldeia Velha. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Rogério Correia Silva; Coorientador: Áquila Bruno Miranda.

MACIEL, Tania Alves [Tamikuã Pataxó]. “Práticas de sustentabilidade” e possíveis relações com a escola. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Carlo Sandro Campos; Coorientador: Welington Dias.

MEIRA, Vânia Santos. Kanã miãga (minha água): estratégias de sobrevivência sob um olhar pedagógico. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientadora: Marina de Lima Tavares; Coorientadores: Célio da Silveira Júnior e Daniela Campolina Vieira.

MEIRA, Wagner Santos. A utilidade das plantas medicinais para o povo Pataxó de Aldeia Velha. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientadora: Katia Pedroso Silveira; Coorientadora: Natália Almeida Ribeiro.

MIRIM, Alessandro Karaí. Kyringue rexain rã para a saúde das crianças guarani Mbyá. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientadora: Érica Dumont Pena; Coorientador: Áquila Bruno Miranda;

MORAES, Sara Santos. Parto tradicional do povo Pataxó Hã Hã Hãe. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientadora: Erica Dumont Pena; Coorientadora: Luz Alba Ballen Sierra.

MOTA, Maria José Alves da Cruz. Nascer Xakriabá: saberes e práticas tradicionais e científicas sobre parto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
(A biblioteca da FAE não possui acesso ao texto completo)

OLIVEIRA, Marilsa Lopo de. As transformações do meio ambiente no território indígena Xakriabá: os impactos causados na fauna e na flora. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Francisco Ângelo Coutinho; Coorientadores: Natália Almeida Ribeiro e Gilson Alves dos Santos

RIBEIRO, José Aparecido. Pecuária: histórico e reflexões sobre os impactos gerados pela atividade no território indígena Xakriabá, Minas Gerais – Brasil. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Francisco Ângelo Coutinho; Coorientador: Rebeca Cássia de Andrade.

RIBEIRO, Laurisaura da mota. O milho nas vidas e lutas do povo Xakriabá. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Vanessa Sena Tomaz; Coorientadora: Rebeca Cássia Andrade.

SANTOS FILHO, Cosme Braz dos. Os saberes dos Pataxó de Barra Velha sobre o mar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

SANTOS, Genilson Alves dos; NASCIMENTO, Maria da Paixão do. Usando as artes para conscientização e sensibilização do uso das novas tecnologias. 2019. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Marcos Vinicius Bortolus; Coorientador: Josiley Francisco de Souza.

SANTOS, Ivanilda Pereira dos. Resgate das histórias, os mistérios e os conhecimentos que envolvem o canto dos pássaros para o povo Pataxó Hãhãhãe. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
(A biblioteca da FAE não possui acesso ao texto completo)

SANTOS, Laura Caetana dos. Extrativismo, agricultura e construção: a diversidade dos solos da aldeia Prata (território indígena Xakriabá, Minas Gerais). 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Célio da Silveira Júnior; Coorientadora: Rebeca Cássia

SANTOS, Reginaldo Ramos dos [Akanawan Baenã Txôipehinã Hãhãhãe Txitxiáh]. “Kuin kahab mikahab – quero comer, quero viver”: O povo Pataxó Hãhãhãe e a luta por sua língua = “Kuin Kahab Mikahab”: iõ hãhãhãe Pataxó Hãhãhãe ug i? ikhã ikô tâypâk anekö. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientadora: Maria Gorete Neto.

SILVA, Edineia Moreira; MOTA, Janaine Nunes da. Artesanatos Xakriabá sustentabilidade, conhecimentos e desafios. 2019. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientadora: Ana Maria Rabelo Gomes; Coorientadora: Sibelle Diniz.

SILVA, Gilzimar Santos [Jaypô Hayô Pataxó]. A física aplicada nas modalidades esportivas indígenas Pataxó. 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Juarez Melgaço Valadares.

SOUZA, Maria São Pedro Santos de. A história da escola indígena Pataxó Mata Medonha. 2019. [40] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências Sociais e Humanidades.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Pedro Rocha de Almeida e Castro.

VIEIRA, Camila Alves. Impactos da monocultura do eucalipto sobre o ambiente no território Barra Velha na visão do povo Pataxó. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural Para Educadores Indígena, Habilitação em Ciências da Vida e da Natureza.) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Orientador: Francisco Ângelo Coutinho; Coorientadora: Natália Almeida Ribeiro.