Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Prof.ª Alaíde Lisboa de Oliveira tem como missão prover os docentes, discentes e técnico-administrativos da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais das informações necessárias às suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação e é parte do Sistema de Bibliotecas da UFMG, composto por 25 bibliotecas nas diversas áreas do conhecimento.

Além da comunidade interna (alunos do ensino fundamental, médio, técnico, graduação, pós-graduação, professores e funcionários) a Biblioteca também atende os usuários da comunidade externa – de outras instituições, pesquisadores, alunos de intercâmbio, demais visitantes e quaisquer cidadãos que desejam estudar em suas instalações e consultar internamente o acervo bibliográfico da Instituição.

É Biblioteca Base do Comut/Ibict, está no Catálogo Coletivo Nacional (CCN) e no diretório de Bibliotecas da Organização dos Estados Iberos-Americanos (OEI), é centro difusor da Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (Reduca) e mantém intercâmbio com mais de duzentas instituições no Brasil e exterior, destacando as instituições da América Latina.

O acervo tombado é de aproximadamente 80 mil exemplares, composto por livros, publicações especiais, teses, dissertações, coleções especiais, acervos raros, folhetos e vídeos. Também dispõe de uma coleção de periódicos científicos composta por 954 títulos, sendo 347 correntes.

A Biblioteca ocupa uma área de 1750 m2 e possui uma equipe de 8 Bibliotecários, 2 Assistentes e 1 Bolsista, distribuídos pelos seus diversos setores.

A Biblioteca da FAE está subordinada à Direção da Faculdade de Educação e tecnicamente é orientada pela Biblioteca Universitária. Tem como órgão consultivo imediato a Comissão Consultiva da Biblioteca, sendo composta por um representante dos departamentos acadêmicos, dos órgãos complementares, do corpo discente e da direção da FAE.

A Biblioteca está á sua disposição