Ao abrir o site da Biblioteca Universitária, no topo da primeira tela, está disponível uma caixa de busca integrada por meio da qual os usuários conseguem obter resultados de pesquisa rastreados em todas as bases de dados e repositórios mantidos pela UFMG e em outras fontes de acesso aberto. A aquisição do sistema integrado faz parte do investimento de R$ 2,6 milhões feitos pela UFMG no ano passado, momento em que também adquiriu e-books e livros impressos.
“Essa ferramenta de descoberta permite reunir todo o acervo da instituição, tanto físico, quanto virtual, em uma única interface de busca, recuperando informações de fontes confiáveis disponibilizadas pela Universidade. A ideia é expandir a experiência do usuário, que pode continuar pesquisando direto no catálogo on-line, no Repositório, no Portal de Periódicos da Capes, mas que também pode fazer uma busca completa em todas essas plataformas e outras bases de dados em um único sistema, de maneira mais prática e rápida”, elucida Izabel Antonina Araújo, diretora da Biblioteca Universitária.
Pesquisa por ordem alfabética facilita a localização de publicações, bases de dados e assuntos. Imagem: reprodução de uma das telas do serviço de busca integrada
No serviço de busca integrada é possível realizar tanto uma pesquisa básica, – para conhecer o que o acervo oferece sobre determinado assunto, de forma geral -, quanto uma busca avançada, utilizando, por exemplo, operadores boleanos como AND, OR e NOT para refinar os resultados. Além disso, a plataforma oferece filtros que permitem selecionar os tipos de documentos e fontes procurados – livros, dissertações e teses, artigos, e-books, vídeos etc -, o editor, a publicação, o idioma, entre outras opções de delimitação. Os artigos encontrados são disponibilizados tanto em formato on-line, quanto em PDF, de acordo com o modo como foram autorizados pelos editores. Dessa forma, o usuário consegue utilizar recursos como tradução automática (no formato on-line) e audição (no PDF), quando liberados.
Acessado de vários dispositivos, inclusive pelo aplicativo EBSCO MOBILE, o sistema possibilita, ainda, criar uma conta, clicando em MY EBSCO. Ela dá acesso a um painel personalizado onde o usuário pode criar projetos, recuperar itens salvos e resultados de buscas realizadas, criar alertas de pesquisa, compartilhar citações, exportá-las para gerenciadores bibliográficos, bem como salvá-las na nuvem. Explorar publicações, bases de dados e assuntos por ordem alfabética são outros mecanismos disponíveis na plataforma. E para quem está começando a iniciação científica, o recurso ‘mapa de conceitos’ permite ao pesquisador sondar tópicos relacionados ao tema de interesse.
Integrantes das bibliotecas participaram de treinamento nesta quarta-feira (18). Em breve, será oferecido curso on-line para os usuários. Foto: Biblioteca Universitária UFMG
“Por meio do serviço de descoberta, almeja-se maior celeridade na realização das pesquisas e aumento da visibilidade e do uso dos recursos contratados pela Biblioteca Universitária, ampliando a circulação do conhecimento científico na Universidade. Com o objetivo de difundir a utilização dessa ferramenta, realizamos, nesta quarta-feira, treinamentos, em dois turnos, com integrantes das bibliotecas e, em breve, divulgaremos um curso on-line para toda a comunidade da UFMG”, aponta Izabel.
Estão disponíveis, no site da EBSCO, tutoriais em vídeo e em PDF para auxiliar os usuários a usufruírem, de forma mais assertiva, das potencialidades do serviço de busca integrada.