Projeto “BH É QUEM? BH É NÓIS!” ocupa o Espaço de Poéticas no retorno do segundo semestre de 2023

O Espaço de Poéticas da Faculdade de Educação da UFMG recebe, nos meses de agosto e setembro, a exposição do projeto “BH é quem? BH é nois!”. Produzido e criado pelos alunos e professores da Escola Estadual Divina Providência, o projeto fotográfico reúne imagens criadas e escolhidas pelos próprios alunos, como conta o professor do projeto, Fabricio Seixas Barbosa.

Com o objetivo de pensar a cidade por meio de lentes periféricas, os alunos visitam diversos espaços de Belo Horizonte, a cidade em que habitam, mas que, para eles, não foi construída para todos. Debatendo e refletindo sobre os 19 espaços de Belo Horizonte, cada estudante produziu um relato sobre os lugares que visitou e uma comissão, também formada pelos estudantes, ficou responsável por unir esses textos em uma publicação final. O nome do projeto BH é quem? BH é nóis!, também foi escolhido pelos alunos e fortalece a proposta de apropriação da cidade, o termo “nóis”, faz referência a toda a gente que a frequenta e dá sentido aos seus lugares.

Dos diversos espaços visitados, os estudantes estiveram na Universidade Federal de Minas Gerais, a proposta da visita teve foco na valorização da cultura e da construção de conhecimento. A UFMG é um espaço de estímulo e fomento das ações culturais, promoção da educação e interação social, com suas diversas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. Sobre as experiências vividas, a aluna Yádini Rafaela Ravacini deixou seu relato registrado no livro do projeto, também presente na exposição:

“ Graças ao projeto BH é quem? BH é nóis!, nós tivemos a oportunidade de conhecer a Universidade Federal de Minas Gerais. Antes de chegar à universidade, a euforia foi grande, todos estavam muito animados por estar indo conhecer um lugar que poderia ou não ser um vislumbre do próprio futuro.

Lá, fomos recebidos pelos alunos do curso de História, que nos apresentaram o lugar e contaram um pouco sobre a história da universidade e nos explicaram como funciona para ingressar no ensino superior.

O lugar é incrível, cheio de prédios e manifestações nas paredes. É um lugar bem livre e trouxe a sensação de possibilidades, de que podemos correr atrás dos nossos sonhos. Mesmo sendo um pouco difícil, não é impossível.

Saímos de lá com uma perspectiva totalmente diferente do nosso futuro. A grande maioria não tinha vontade de fazer um curso superior, mas depois da visita à UFMG mudaram o pensamento sobre a possibilidade de fazer uma faculdade ou um curso técnico. Estando lá, o que parecia ser um sonho um pouco mais distante transformou-se num sonho que pode ser realizado talvez mais cedo do que imaginamos.”

E no dia 26 de agosto, os estudantes voltaram à UFMG para visitarem sua estrutura e assistirem palestras ministradas pelos professores da universidade. Em meio as visitas, tiveram a oportunidade de verem a exposição do Projeto na Faculdade de Educação, preenchendo o Espaço de Poéticas com alegria e mais histórias.

Durante os dias 18 de agosto até 11 de setembro, a exposição do projeto fica aberta para visitações no Espaço de Poéticas, no segundo andar da Faculdade de Educação da UFMG. A exposição conta com 51  fotografias e relatos feitos pelos alunos, assim como o livro sobre o projeto.

Siga o Projeto BH É QUEM?BH É NÓIS no instagram: @projetobhenois

Siga o Espaço de Poéticas no instagram para acompanhar as próximas exposições: @espacodepoeticasfaeufmg

Confira o texto de abertura da exposição:

Que tal revisitar a capital a partir da lente periférica? Como se apropriar de uma cidade construída para segregar? Ora intrusa, ora parte da cidade, a exposição BH é Quem? BH é Nóis! Desenquadra o estreito e restrito horizonte projetado e cultivado pela elite política e econômica de Belo Horizonte ao longo de seus 125 anos de existência. O projeto batizado e conduzido pelos estudantes da Escola Estadual Divina Providência relê a cidade para além dos limites da Avenida do Contorno. Revisita as memórias do subsolo de BH e revela uma outra capital possível. Nessa exposição, é a cidade que passeia com os alunos, deslocada do centro urbano contorna novos horizontes em busca de reparação histórica e direito à cidade. Dezenove espaços de Belo Horizonte ocupados, 51 fotos registradas e eleitas pelos estudantes para compor a exposição. Um rolezinho histórico orientado por uma pergunta desafiadora: BH é Quem? BH é Nóis!

Participam do projeto os seguintes professores e estudantes fotógrafos: Alana Maia de Souza, Bianca Caroline dos Santos Silva, Bruna Medeiros, Fabrício Seixas Barbosa, Isabelle de Oliveira Lopes, Izaac Gabriel Miranda Nunes Andrade/ Yza Paula Miranda Nunes Andrade, Júlia Mariana de Almeida, Júlia Rodrigues Rafael, Maria Eduarda Rodrigues Ferreira, Maria Eduarda Silva de Almeida, Maryssol Almeida Pertussatti, Melyssa Almeida Pertussatti, Moacir Fagundes de Freitas, Sarah Nogueira Teixeira e Sophia Eduarda Vieira Serafim.

No sábado, dia 26 de agosto as turmas dos estudantes participantes do Projeto “BH É QUEM?BH É NÓIS” visitaram a UFMG e estiveram no Espaço de Poéticas para verem de perto sua exposição, confira os registros dessa vista super especial abaixo: