CENTENÁRIO PAULO FREIRE NA FAE

Em 19 de setembro de 2021, celebramos os 100 anos de Paulo Freire, patrono da Educação Brasileira. “A educação como prática da liberdade” e “Pedagogia do Oprimido”  são alguns dos livros que ganharam o mundo e serviram de guia para aqueles que compreendem a educação como direito e como caminho para a construção de uma sociedade livre, justa e democrática.

Mas como Paulo Freire nos ensina, a educação não é neutra, se constituindo como projeto em disputa. Atualmente, estamos presenciando, no Brasil, o acirramento desta disputa, num contexto político, econômico e social de ameaça à democracia e a direitos arduamente conquistados.

Paulo Freire aparece no centro desta disputa, sendo atacado por aqueles que enxergam nele um inimigo perigoso de doutrinação ideológica da esquerda. Em contrapartida, coletivos de educadoras e educadores populares, professoras e professores, estudantes, pesquisadoras e pesquisadores, trabalhadoras e trabalhadores  saem em defesa do legado de Paulo Freire, reafirmando suas ideias nas diversas mobilizações por direitos, nas lutas contra o racismo, contra a exploração econômica, contra o machismo e a homofobia; nas defesas das juventudes negras de periferia e dos povos indígenas; nas lutas por moradia, por vida digna e por uma educação libertadora.

Assim, no Centenário de Paulo Freire, a reinvenção desse pensamento se coloca em diálogo com a realidade atual, já que, como ele mesmo nos ensina, a  leitura do mundo na perspectiva freiriana significa a problematização da realidade para a sua transformação. E uma educação libertadora vem sempre carregada de esperança, de boniteza, de utopia.

A FAE se junta, em 2021, a esta mobilização mundial e abre, em seu calendário, uma agenda para que a celebração do Centenário de Paulo Freire aconteça durante todo o ano. Para isto, foi criada uma Comissão com o objetivo de congregar ações, agendas, pessoas, grupos para viver e celebrar o centenário de Paulo Freire; apresentar Paulo Freire para a FAE e a UFMG; desenvolver ações no âmbito da FAE e da UFMG, conectadas com as ações na cidade, na América Latina e no mundo.

Toda a agenda será disponibilizada aqui e também divulgada por e-mail. Convidamos todas e todos a se integrarem nesta proposta, que pretende ser espaço para conhecer o pensamento de Freire e também tempo de viver a solidariedade e o esperançar freiriano no cotidiano da nossa faculdade. Sabemos, também que a principal homenagem a ser feita nesse Centenário é continuarmos lutando pelos projetos que ele sempre defendeu e que nós continuamos defendendo: uma educação emancipatória como prática da liberdade.

Paulo Freire presente!

 

X