Juventudes de periferia promovem evento cultural no centro de Belo Horizonte

Compartilhe em suas redes sociais

10ª Edição do Juventude Okupa a cidade acontece em 18 de setembro  e visa discutir o direito à cidade e promove apresentações de artistas independentes e periféricos da grande BH.  O evento será realizado no Teatro Espanca pelo Fórum das Juventudes da Grande BH

“Garantir os presentes, coletivar os futuros”: este é o tema do Juventude Okupa a Cidade, mais conhecido com Okupa. O evento foi realizado pela primeira vez em 2011, por iniciativa do Observatório da Juventude da UFMG e, a partir de 2013, passou a ser organizado pelo Fórum das Juventudes da Grande BH. O Fórum é uma rede formada por entidades, movimentos, grupos e ativistas autônomas/os que desenvolve trabalhos socioeducativos com jovens e atua na defesa dos direitos juvenis. O Okupa tem o objetivo conectar iniciativas culturais, promover formação política em rede e apresentar para públicos da cidade o que tem sido produzido pelos coletivos juvenis da rede do Fórum.

O direito à cidade, importante meio para a efetivação de outros direitos sociais básicos como saúde, cultura, mobilidade, educação e lazer, é fundamental para as juventudes. Os processos de formação das/os jovens como sujeitos de direitos e de desenvolvimento pleno da cidadania estão relacionados às vivências dos territórios com liberdade, segurança e garantia de acesso a serviços e equipamentos públicos. Publicado em 2013, o Estatuto da Juventude indica no artigo 31 que “o/a jovem tem direito ao território e à mobilidade, incluindo a promoção de políticas públicas de moradia, circulação e equipamentos públicos, no campo e na cidade.”

No entanto, o direito ao território e à mobilidade são dificilmente assegurados pelo poder público, visto que parcela considerável da juventude brasileira vive em espaços precários, e a circulação de muitas/os jovens pelos espaços públicos é tantas vezes marcada por segregações socioespaciais, limitadas pelas condições de gênero, identidade racial e classe social. Nesse sentido, promover o debate e garantir que as juventudes, especialmente negras e periféricas, acessem espaços públicos e comunitários de cultura e lazer é essencial para garantia de direitos e, em ano eleitoral, vale ressaltar: democracia plena.

O evento tem apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura – Política de fomento à Cultura Municipal; AIC (Agência de Iniciativas Criativas), MUQUIFU (Museu de Quilombos e Favelas) e Vira Filmes.

A 10ª edição do Okupa acontece neste domingo, 18, a partir das 14h, no Teatro Espanca – Centro de Belo Horizonte. O evento é gratuito. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/forumdasjuventudesbh/

Compartilhe em suas redes sociais
X