NOTA À COMUNIDADE (Comitê Local de Biossegurança da FaE/UFMG)

Considerando o período de adaptação do retorno às atividades docentes presenciais, o Comitê Local de Biossegurança da FaE/UFMG solicita o engajamento de toda a comunidade na adoção das seguintes ações:

Professor/a,
· Estabeleça canais de comunicação ágeis com cada turma e privilegie o uso das ferramentas institucionais Moodle/MinhaUFMG para indicar alterações nos planos de ensino sempre que isso for necessário.
· Mantenha as turmas de sua responsabilidade cadastradas na plataforma Microsoft/Teams ou naquela que melhor lhe convier, caso seja preciso fazer uso de atividade virtual temporária.
· Tenha sempre lista atualizada dos contatos do/a estudante representante de turma.
· Reforce em sala de aula a importância de que os/as estudantes registrem casos de suspeita e/ou de confirmação de infecção pela COVID-19 na Plataforma MonitoraCovid da Universidade: https://monitoracovid.ufmg.br.
· Considere o que estabelece o Plano de Retorno Presencial da UFMG: “Se ocorrerem ≥ 3 casos confirmados de Covid na mesma turma, dentro de um intervalo de 7 dias, as atividades presenciais dos contactantes devem ser suspensas por 7 dias” (p. 18). Cf. documentação completa sobre o enfrentamento da UFMG à pandemia da COVID-19 em: https://ufmg.br/coronavirus.

Estudante,
· Mantenha atualizada uma rede de contatos de colegas da sala e destaque para cada docente os contatos de um/a representante de turma.
· Confira com regularidade a caixa de e-mails institucional antes de se deslocar para as aulas.
· Registre qualquer caso de suspeita e de sintomas e/ou de confirmação de contágio pela COVID-19 no MonitoraCovid. Você pode receber encaminhamento pelo sistema de TeleCovid-19/UFMG, um pedido de exame para testagem, atestado médico e orientações para cuidar da sua saúde.
· Colabore para que durante as aulas todas as pessoas façam uso de máscaras e mantenham a distância mínima de segurança de 1m dentro de sala.
· Tenha ciência de que a comercialização de gêneros alimentícios na Faculdade é proibida, uma vez que ela envolve tanto questões sanitárias como legais/normativas externas à própria FaE. Na ausência da cantina, porte o seu próprio material de consumo e evite compartilhar objetos de uso pessoal.

Por fim, salientamos à toda Comunidade que:
· Máscaras de proteção e álcool em gel 70% estarão disponíveis para retirada nas Secretarias dos três Departamentos. A ação via auxiliar as atividades de ensino de professores/as.
· Em caso de sintomas gripais evite se deslocar para o local de estudo/trabalho.
· O Comitê Local indica que a realização de eventos nas dependências da FaE, sejam projetos de ensino, de pesquisa e/ou de extensão e que envolvam público externo provisoriamente não ocorram neste semestre.

Comitê Local de Biossegurança/FaE/UFMG

(Consulte o arquivo anexado)