NAGÔGRAFIA: um registro dos caminhos percorridos pelo artista Vitú de Souza

Compartilhe em suas redes sociais

Até o dia 5 de abril, o Espaço de Poéticas da Faculdade de Educação da UFMG apresenta a exposição NAGÔGRAFIA do fotógrafo e documentarista Vitú de Souza. As imagens apresentadas na exposição são um recorte do projeto que o artista vem desenvolvendo desde 2020. 

O projeto incorpora a palavra do idioma Yorubá NAGÔ, que, em tradução livre, significa sinalizar os caminhos percorridos e suas possíveis encruzilhadas. Para o artista, NAGÔGRAFIA é um dossiê de musealização e preservação das diversas idiossincrasias negras africanas, em diáspora ou não, sendo, ‘a grafia dos caminhos’ percorridos por passos negros.

Exposição NAGÔGRAFIA de Vitú de Souza no Espaço de Poéticas da FaE. Fotografia de Luisa Pinheiro.

A exposição é composta por uma série de retratos e registros de ações que nasceram dos encontros e andanças de Vitú. Nelas, retratos afetivos de pessoas negras que o artista vai encontrando pelas encruzilhadas urbanas são dispostas ao lado de cenas onde o mar surge como elemento de destaque. A água é um tema central de sua pesquisa, lugar sagrado de passagem, chegadas e despedidas, principalmente para aqueles que não resistiram à travessia, dentro disso, o Oceano Atlântico, este grande museu e memorial. Para o artista, o mar é a grande divisão entre os nossos continentes-residências, sendo assim, segue sempre reverenciado, enaltecido e fotografado em seus projetos.

Em tempos onde a tecnologia virtualiza a vida e, cada vez mais, se interpõe às relações humanas, a exposição Nagôgrafia nos convida ao encontro com o outro, exaltando a dimensão da presença e do afeto como potências.  A exposição tem curadoria de Vitú de Souza e Daniele de Sá Alves. 

Nagôgrafia – Vitú de Souza
Visitação: 04/03/2024 a 05/04/2024
Segundas a sextas: 8h às 20h
Espaço de Poéticas – Segundo andar da FaE / UFMG
Classificação: livre
Entrada gratuita

Os espaços expositivos da FaE estão registrados com um projeto de extensão da unidade e, vinculados a ele, há o evento de extensão “Conversa com o artista”, nesse sentido, o público terá a oportunidade de conhecer Vitú de Souza na quinta-feira, dia 21 de março, para uma partilha sobre sua pesquisa e sua produção artística. O encontro contará ainda com a participação especial dos artistas e educadores Yan Nicolas e Fernando Costaa.

Siga Vitú de Souza no instagram: @pretonarcisio/@nagografia

Acompanhe os espaços expositivos da FaE pelo Instagram: 

@ espacoarteducacaofaeufmg

@espaçodepoeticasufmg

Galeria

Compartilhe em suas redes sociais
X