Poética e crítica social são elementos da exposição “Sobre a pele do pano” do artista Marcel Diogo no Espaço Arteducação em Abril

Andrea Moreno, diretoria da FaE, a deputada federal Dandara Tonantzim, a Profa Nilma e a Professora Shirlei prestigiando o Espaço Arteducação

O Espaço Arte Educação da FAE-UFMG recebe durante os meses de março e abril de 2023 a exposição do artista Marcel Diogo intitulada “SOBRE A PELE DO PANO”. “Carinhosa Cafuné” e “Recados de Rua” são as duas séries componentes da exposição. Em “Carinhosa – cafuné”, o artista Marcel Diogo presentifica personalidades importantes do movimento negro em uma pintura monocromática na materialidade têxtil da pelúcia. Tal suporte exige pincelada delicada e cautela no gesto, um cuidado regado de afeto como quase uma carícia no pêlo do pano. Um gesto sensível na pintura do homenageado que se assemelha ao ato “cafuné” – hábito comum e carinhoso no Brasil, sobretudo, entre as populações negras e indígenas. A palavra “Cafuné” tem origem no termo “kifune” da língua Kimbundo e significa o barulhinho produzido com os dedos carinhosamente na cabeça de outra pessoa. Várias personalidades já foram destacadas e pintadas por ele, como Carolina de Jesus, Conceição Evaristo e Abdias do Nascimento. Na exposição “Sobre a pele do pano” os homenageados são:

Sueli Carneiro:

Filosofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. É fundadora e atual diretora do Geledés — Instituto da Mulher Negra e considerada uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2023-04-17-at-16.18.43-576x1024.jpeg
Sueli Carneiro

Nilma Lino Gomes: Doutora em antropologia pela USP, professora da FaE/UFMG e ex-ministra da Igualdade Racial. Uma das principais pesquisadoras do país sobre relações raciais, além de já ter atuado diretamente na gestão das políticas de igualdade racial.

Nilma Lino Gomes

Leda Maria Martins
Poeta, ensaísta, acadêmica e dramaturga brasileira. Atualmente mora em Belo Horizonte onde é professora da Faculdade de Letras da UFMG.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 4-576x1024.jpeg

Milton Nascimento
Cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos músicos da Música Popular Brasileira.

Milton Nascimento

De um lado o destaque evidencia admiração, aprendizado e afeto, já, no lado oposto, a séria chamada “Recados de rua”, provoca outras vias do sensível: toca o público de maneira assertiva e profunda. Os recados anunciam frases para reflexão e provocação do público na materialidade de faixas populares de propaganda, essa perspectiva do cotidiano, do que está sempre em nossas vistas mesmo que não percebamos, comunicam mensagens críticas e reflexivas sobre questões sociais e sobre o antirracismo. Marcel trabalha as dicotomias em uma viagem intensa de sentidos e sentimentos, seja com palavras, imagens, cores ou brilho, o artista nos acaricia e também nos arrebata sobre o contexto social em que vivemos.

A exposição estará aberta até o dia 26 de abril e, neste mesmo dia, às 09 horas, ocorrerá a ação de extensão “Conversa com o artista: Marcel Diogo” no Espaço Arteducação da Faculdade de Educação da UFMG. A roda de conversa é aberta ao público em geral e é uma oportunidade de conhecer o processo de criação do artista e participar do debate coletivo sobre a experiência do contato com as obras da exposição “Sobre a Pele do Pano”.

Sobre o artista
Marcel Diogo se apresenta como negro, marginal, periférico e suburbano. É graduado em Pintura e Licenciatura pela EBA, UFMG. Coordena o “Atelier do Ressaca” na fronteira entre as cidades de Belo Horizonte e Contagem e leciona artes em uma escola pública municipal. Desenvolve pesquisas em diversos meios, dentre os quais, destacam-se sua produção pictórica e projetos curatoriais independentes. Tem um trabalho artístico de destaque na cena contemporânea onde, atualmente, o artista é representado pela “Diáspora Galeria”.