Os programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pipid) e o Residência Pedagógica (RP) terão encontro inicial na quarta-feira, 16 de novembro, a partir das 14h, no auditório nobre do CAD 1, campus Pampulha.
As duas iniciativas, vinculadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visam a induzir o aperfeiçoamento da formação nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão dos futuros docentes em escolas públicas de educação básica.
Foram abertas 285 vagas para licenciandos bolsistas, 48 para docentes da educação básica bolsistas, além de voluntários.
Universidade e educação básica
Durante o evento, o professor José Rubens Lima Jardilino, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), vai ministrar a conferência Universidade e educação básica: a política pública e os desafios à formação inicial de professoras(es). Em um segundo momento, os coordenadores institucionais dos programas, Vanessa Regina Miranda (Pibid) e Admir Soares Júnior (RP), vão abordar Os desafios e perspectivas do Pibid e Residência Pedagógica.
O seminário será aberto pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, pelo pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, pela pró-reitora adjunta de Extensão, Janice Henriques da Silva Amaral, pela presidente da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic), Álida Alves Leal, e por representantes das secretarias estadual e municipal de Educação.
O evento é direcionado às equipes das escolas parceiras dos programas, docentes e estudantes (bolsistas e voluntários) e demais estudantes de licenciatura, coordenadores de colegiados dos cursos de licenciatura da UFMG e outras pessoas interessadas na temática.
Divisor de águas
“Os programas são divisor de águas no percurso de muitos participantes, especialmente de futuros docentes em formação. Por meio do Pibid e do RP, são feitos importantes exercícios de compreensão da escola pública como um espaço sociocultural diverso e plural, a ser defendido por todos nós”, explica Álida Alves Leal.
De acordo com documentos que orientam a atuação da UFMG nessa área, entre os quais o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a formação de professores para a educação básica busca promover a preparação desses profissionais para atuar na transformação da realidade educacional brasileira. “Os programas são realizados por meio de profícuo trânsito entre escola básica e universidade, nos quais teoria e prática se relacionam na formação inicial e continuada de professores”, afirma a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria José Flores.
Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/encontro-inicial-de-programas-de-formacao-de-professores-sera-no-dia-16-de-novembro