Ciclo de debate: a pedagogia e a educação infantil na FaE/UFMG. 3ª Roda de Conversa. Formação inicial para a docência na educação infantil nos cursos de pedagogia dos Institutos Federais.

O NEPEI/FaE/UFMG vem promovendo debate sobre a formação inicial de profissionais para atuar na educação infantil, com o objetivo de contribuir na reformulação do currículo do curso de pedagogia da FaE/UFMG. Já foram realizadas duas rodas de conversa. A primeira delas aconteceu presencialmente, na Semana ser professor(a), nos dia 15 de março de 2023. Na ocasião, foram apresentadas as mudanças relacionadas à educação infantil, ocorridas nas últimas reformas curriculares do curso de Pedagogia da FaE/UFMG; apresentaram-se as principais alterações propostas pela Resolução 02/2019 do CNE e, em seguida, os participantes conheceram a estrutura e o funcionamento do curso de educação infantil desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa.

A segunda roda aconteceu no dia 10 de abril, das 16h às 18h horas, na modalidade a distância, e teve como objetivo apresentar o levantamento bibliográfico de teses e dissertações que se dedicaram a pesquisar o curso de Pedagogia e sua relação com a formação de profissionais para atuar na educação infantil. Esta terceira roda de conversa tratará da formação inicial para a docência na educação infantil nos cursos de pedagogia dos Institutos Federais.