Ceale Debate de outubro discute literatura infantil e representatividade negra na alfabetização

Compartilhe em suas redes sociais

No dia 31 de outubro, às 19h, o Ceale Debate recebe a professora Patrícia Barros, do Centro Pedagógico da UFMG, para falar sobre seu trabalho de pesquisa sobre representatividade negra e literatura infantil, dentro do currículo da alfabetização.

Assista no link:

https://bit.ly/cealedebate31-10-23

O tema

O processo de alfabetização atravessado por práticas significativas de leitura literária cria memórias, abre frestas para questionamentos, amplia e potencializa as percepções sobre o mundo. No Ceale Debate de outubro, receberemos a professora Patrícia Barros, do Centro Pedagógico da UFMG, que irá compartilhar seu trabalho de ensino e sua pesquisa sobre a literatura infantil e representatividade negra na alfabetização.
Que temas, imagens, autoras e autores estão presentes nas narrativas inseridas no ambiente escolar? A partir de práticas de ensino e pesquisa junto a crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Patrícia Barros apresentará reflexões sobre essa questão, destacando protagonismos e ausências em que a literatura e as relações étnico-raciais estão circunscritas no currículo de alfabetização.

A palestrante

Patrícia Barros é Professora da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG – Centro Pedagógico, atuando no 1º ciclo de Formação Humana. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação UFMG e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Tem experiência na área de formação de professores alfabetizadores, atuando principalmente nos temas: ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, literatura infantil, infância e relações étnico-raciais. Membro do Grupo de Pesquisas do Letramento Literário (GPELL/UFMG).

Inscrições

Não é necessário fazer inscrição para assistir à live, basta entrar no link no horário indicado:

https://bit.ly/cealedebate31-10-23

Haverá certificado para quem preencher o formulário que será disponibilizado no chat do link acima durante a live. Lembramos que os certificados não são disponibilizados imediatamente. Após todos os certificados serem produzidos pelo setor responsável, estarão disponíveis no link:

https://certificados.fae.ufmg.br/

Mais informações: cealedebate@gmail.com

Compartilhe em suas redes sociais
X