Está aberta a chamada de trabalhos a serem apresentados no 41° Encontro Anual Helena Antipoff – Colóquio Internacional: pedagogias ativas na história e na atualidade – diálogos com a experiência antipoffiana, que será realizado entre 14 e 17 de maio de 2024, na Fundação Helena Antipoff/Ibirité – MG. O Encontro está sendo realizado através de associação entre a Fundação Helena Antipoff (que abriga o Museu Helena Antipoff e o projeto Museu da Criança), a Faculdade de Educação da UFMG, a Universidade do Estado de Minas Gerais, a Universidade de Genebra (Arquivos Piaget) e outras instituições, e é uma colaboração do Museu Helena Antipoff à Semana Brasileira de Museus. O tema escolhido – Pedagogias ativas na história e na atualidade – diálogos com a experiência antipoffiana – faz referência ao papel de Helena Antipoff na promoção de experiências de educação ativa, inspiradas nas perspectivas construtivista e sócio-construtivista em psicologia, com foco no protagonismo dos estudantes. Estarão presentes: Pina Marsico, da Universidade de Salerno, Itália, curadora da Biblioteca Jerome Bruner, recentemente instalada no Instituto Max Plank de Psicolinguística, em Nijmegen, Holanda, que mantem fortes vínculos com a comunidade de estudiosos da história da psicologia e da educação contemporâneas; Marina Sorokina e Natália Masolikova, colegas do Museum Russia Abroad; Clarice Loureiro, dos Arquivos do Instituto Rousseau e Projeto DEGESUD – “Descentrar as ciências da infância”; Gracia Maria Clérico e Patrícia Ingui, da Universidade do Litoral/Santa Fé/Argentina . De forma virtual, participarão Bernard Schneuwly e Rita Hofstetter, da Universidade de Genebra; Marc Ratcliff e Silvia Parrat-Dayan, dos Arquivos Jean Piaget. Entre os colegas brasileiros estão pesquisadores com foco nas pedagogias ativas e suas relações com as ciências da educação e arte educação vinculados à Fundação Helena Antipoff, Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Ibirité e Escola Guignard), Escola Básica e Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Viçosa, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdades Newton Paiva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal Fluminense. Logo serão publicadas mais informações sobre o evento. Colaborações científicas são bem vindas!