Notas sobre Antropologia Digital na University College London

O Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (LAIS) tem o prazer de anunciar um encontro aberto com o professor Tone Walford do Departamento de Antropologia e do Centro de Antropologia Digital da University College London (UCL).

Notas sobre Antropologia Digital na University College London
Dr. Tone Walford (Centro de Antropologia Digital – UCL)

Mediação: Paulo Maia (LAIS-FaE-UFMG)

Dia 25 de maio, quinta-feira, 14h às 16h.
Sala da Congregação – Faculdade de Educação (FaE-UFMG)

Nesta breve fala, apresentarei o ensino e a pesquisa que realizamos no Centro de Antropologia Digital da UCL, incluindo o programa de mestrado que administramos. Descreverei como a antropologia digital começou na UCL e algumas das direções que ela tomou em nossas pesquisas, bem como alguns dos problemas que encontramos ao ensiná-la a alunos de mestrado na última década. Pesquisamos e supervisionamos uma ampla gama de tópicos, incluindo mídia social e política, vigilância digital, educação digital, antropoceno e infraestruturas digitais, digitalização de museus, música e o digital, pós-humanismo, e nosso ensino básico no mestrado também abrange uma série de áreas diferentes. O que mantém a antropologia digital unida? Ou sua força está exatamente em suas infinitas permutações?

Dr. Tone Walford é professor de Antropologia Digital na UCL. Sua pesquisa explora os efeitos do crescimento exponencial de dados digitais nos imaginários e práticas sociais e políticas, com foco nas ciências naturais e na política ambiental. Realizou trabalhos de campo de longo prazo com cientistas do clima e técnicos na Amazônia brasileira. Sua pesquisa atual explora os esforços na ciência observacional internacional para medir, arquivar e gerenciar toda a Terra – Big Data Science – analisando questões de justiça de dados, política de dados e imperialismo de dados. Publicou artigos e capítulos sobre temas como poder dos dados e política das práticas informacionais, estética dos dados e transdisciplinaridade. Recentemente, co-editou, com Rachel Douglas-Jones e Nick Seaver, um número especial na revista The Journal of the Royal Anthropological Institute, intitulado “Rumo a uma Antropologia dos Dados” (2021), e co-editou um volume com a Mattering Press, com Cristobal Bonelli, chamado “Alteridades Ambientais” (2020).

*A fala e o debate serão realizados na língua portuguesa.