De 28 de junho a 22 de julho de 2024, o Espaço de Poéticas da Faculdade de Educação recebe a exposição intitulada “Despidas do Tempo” com obras do Coletivo Art+, o grupo é formado pelas artistas Conceição Perrout, Joana Peixoto, Sonia Burgareli, Thelma Quevedo e Therezinha Oliveira, todas mulheres com mais de 60 anos de idade. Nas palavras das artistas “nós continuamos nosso fazer artístico atemporal frente ao preconceito sexista e etarista existente em nossa sociedade, inclusive imposto pela maioria dos editais e propostas nas Artes Visuais em que se preconiza limite de idade para participação, como se a criatividade e o fazer artístico fossem competência apenas de pessoas jovens. Segundo Sônia Burgarelli “a exposição constitui-se nas inter-relações vivenciadas por nós que revelam o quão político e contemporâneo é o fazer artístico maduro feminino”.
A exposição é composta por trabalhos individuais e coletivos, com pinturas, esculturas, desenhos e uma colcha de retalhos. Os trabalhos abordam temáticas variadas como memória, universo feminino, isolamento social, paisagem e ancestralidade. Para o Coletivo, a colcha de retalhos, fruto de uma colaboração entre as artistas, é vista como um enfrentamento aos clichês direcionados historicamente à arte feminina que, ao abordar a domesticidade, o gênero, a sexualidade, a maternidade e a maturidade são estigmatizados como irrelevantes. A colcha também é vista como um espelho da diversidade, já que, mesmo sendo visualmente distintos pelas cores, formas e materialidade, os retalhos compartilham da mesma reflexão sobre a memória, a experiência e a maturidade feminina na contemporaneidade
“A exposição desse coletivo de mulheres artistas é um convite à vida e é pela narrativa poética que elas compõem e criam suas obras, compartilhando suas histórias, maneira de ser e perceber o mundo. Elas seguem em um coletivo onde a beleza da criação instaura um lugar de reinvenção de si mesmas para resistir à vida. São imagens, desenhos, dores, sonhos e afetos de mulheres artistas cujas obras descrevem sua existência.”
Rosvita Kolb. Professora da Escola de Belas Artes/UFMG
.
No dia 02 de julho, a partir das 16 horas, as artistas do Coletivo Art+ estarão no Espaço de Poéticas para partilharem um café com os visitantes e contarem um pouco sobre seus processos de criação. A curadoria da exposição “DESPIDAS DO TEMPO” é uma realização da artista Sonia Burgarelli em conjunto com a coordenadora do Espaço de Poéticas, Daniele de Sá Alves.
Siga o trabalho do Coletivo Art+ no instagram: @coletivoartmais
Acompanhe os espaços expositivos da FaE pelo Instagram:
@ espacoarteducacaofaeufmg
@espaçodepoeticasufmg