Exposição “Linhas das montanhas: bordando águas” na FAE/UFMG

Compartilhe em suas redes sociais

No dia 16 de setembro de 2022, aconteceu a abertura da Exposição “Linhas das montanhas: bordando águas” no Espaço Arteducação da FaE/UFMG. O trabalho mostra a produção do projeto artístico e coletivo, com mesmo nome da exposição, e tem como foco enaltecer o patrimônio natural e cultural a partir do engajamento socioambiental em defesa das serras e águas de Minas Gerais. A exposição foi inaugurada com ciranda das saias, música ao vivo com o “Grupo Cancioneros”, manifestos poéticos em defesa das serras e águas com artistas e ativistas ambientais de vários lugares do Brasil e também, especialmente para a comunidade universitária, teve a oficina intitulada “Bordados Orgânicos” com a renomada artista bordadeira Ciça Mora.

O Projeto “Linhas das montanhas: bordando águas”, tem licença poética para nomear os traços sinuosos de nossas serras e segue preocupado com os frequentes desastres socioambientais dos rompimentos de barragens de rejeitos provocados pela mineração no estado. O projeto nasceu em dezembro de 2019 envolvendo pessoas de vários lugares de Minas Gerais e se expandiu para outros territórios no Brasil. A proposta é exaltar nossas riquezas patrimoniais, naturais e culturais, e, também, denunciar a contínua desfiguração de nossas paisagens, de nossos territórios e suas populações que estão sob forte ameaça de dilapidação e destruição pela mineração e seus associados que impactam, muitas vezes irreversivelmente, todo um ecossistema formador de águas, de paisagens, de histórias e de vidas. Com esse engajamento, pessoas e coletivos bordam saias: mãos bordadeiras de todas as idades tecem poéticas mensagens, sentimentos e denúncias descortinando suas aflições sobre o meio ambiente, assim como o encantamento e pertencimento ao patrimônio natural e cultural e a esperança que entrelaça o passado e presente de suas histórias, memórias, saberes e fazeres. Dessa forma, traçados e cores, pinturas e artes têxteis vão sendo partilhadas em cirandas e exposições como atos de denúncia e protesto. O acervo do projeto é composto por mais de 80 peças, em sua maioria saias bordadas, com a participação artistas de vários estados brasileiros.

Fortalecendo a cultura das cirandas como uma oportunidade de comunhão, celebração e protesto, a exposição teve ciranda na abertura e, como não poderia ser diferente, será encerrada também com ciranda, manifesto e oficina de formação. A ciranda de saias marcando o fechamento da exposição será na sexta-feira, dia 14 de outubro, a partir das 09 horas da manhã com apresentação de artistas e ativistas. No turno da tarde terá uma oficina de “Bordado em folhas” mediada pelo grupo “Linhas da FaE – Coletivo de bordado livre em defesa da Educação pública” sob a coordenação da bordadeira e professora Álida Alves Leal, as inscrições são gratuitas e limitadas.

A Exposição ficará no Espaço Arteducação da FaE/UFMG até dia 14 de outubro de 2022 com visitação gratuita de segunda a sexta no horário de 8 às 21 horas.

SERVIÇO: Exposição “Linhas das montanhas: bordando águas”

Local: Espaço Arteducação / FAE/UFMG (Campus na Pampulha)

Data: De 16/09/2022 a 14/10/2022

Horário: das 08h às 21h

Site: https://www.linhasdasmontanhasbordandoaguas.com/

Depoimento

Participar da exposição de saias do projeto: Linhas das montanhas: bordando águas, foi reafirmar minha crença no poder da arte. Tanta gente envolvida depositando na confecção das saias a esperança de ver nossas serras e nossas águas sobrevivendo à ganância dos donos das mineradoras.”Saia dessa”. Salve as serras e as águas.

Madu Costa
(artista, escritora, contadora de histórias e educadora – Belo Horizonte/MG)

Galeria

Compartilhe em suas redes sociais
X