FAQ:
Perguntas e respostas
Dúvidas Sobre Matrícula
O requerimento de matrícula é uma proposta que é analisada pelo Colegiado. Uma vez aprovada, ela é inserida no SIGA que faz a classificação dos alunos baseado em vários critérios. Após a classificação, o SIGA automaticamente insere os alunos nas turmas até o limite de vagas. Assim, se um aluno fica em 42º lugar na classificação para uma disciplina de 40 vagas, ele não é matriculado. Por isso é importante sempre colocar mais de uma opção de turma para uma mesma disciplina. O SIGA sempre vai tentar incluir o aluno nas turmas que tiverem vagas.
Caso o aluno não efetue sua matrícula ele é excluído do curso, perdendo a sua vaga. Esta vaga pode ser recuperada através de um processo administrativo que é julgado ou pelo Colegiado (na primeira exclusão) ou pela Câmara de Graduação (da segunda exclusão em diante ou para pedidos de revisão fora do prazo). Consulte mais informações na pergunta: Posso perder minha vaga na UFMG?
Dúvidas sobre ATP
As ATPS são atividades complementares (cursos de curta ou longa duração, paletras, congressos, monitoria, iniciação científica, iniciação a extensão, experiência profissional na área, estágio não obrigatório, dentre outras). O aluno deve integralizar 210 horas aula como carga horária optativa. Para isso, apresenta declarações e certificados destas atividades numa data prevista no calendário da Seção de Ensino.
Não é possível utilizar disciplinas para dispensar as ATPs mas é possível fazer o contrário. Caso o aluno tenha muitas horas de ATPs, ele pode dispensar mais 120 horas além das 210 horas que ele obrigatoriamente deve integralizar. Enfim, quem traz muitas ATPs pode diminuir o número de disciplinas optativas a cursar.
Dúvidas sobre Aproveitamento de Estudos
O aluno que já iniciou outra graduação pode solicitar aproveitamento de estudos, o que significa se dispensado de cursar algumas disciplinas. No caso das disciplinas obrigatórias, o conteúdo da disciplina cursada anteriormente deve ser equivalente com a disciplina do curso de Pedagogia. Para as disciplinas optativas, basta que o conteúdo seja relevante para a formação do Pedagogo. No caso da formação livre, não há restrição e podem ser aproveitadas duas disciplinas de graduação à escolha do requerente. IMPORTANTE: O aproveitamento de estudos só pode ser solicitado até o segundo semestre de vínculo com a UFMG, ou seja, no primeiro ano do curso. O aproveitamento de estudos após esse prazo é vedado pelas Normas Acadêmicas da UFMG.
Basta preencher o formulário específico e anexar cópia do histórico do curso anterior e o programa da disciplina anteriormente cursada (contendo ementa e bibliografia). Para os calouros, é importante apresentar a documentação tão logo sejam finalizem o seu registro da UFMG. Para os veteranos, há uma data prevista todos os semestres no calendário da Seção de Ensino. IMPORTANTE: Os pedidos de aproveitamento de estudos só podem ser feitos até o segundo semestre de vínculo do aluno com a UFMG.
Dúvidas sobre Comprovação de Conhecimentos
Quando a(o) aluna(o) acredita já ter conhecimento suficiente sobre uma disciplina, ele pode solicitar que seja submetido a uma prova. Caso obtenha nota superior a 60 pontos, ele é dispensado de cursar a disciplina. Tanto a aprovação quanto a reprovação neste prova ficam registradas no histórico.
A inscrição para o exame ocorre no início do semestre, em data prevista no calendário acadêmico. O aluno não pode ter sido matriculado, ter trancado ou ter sido reprovado na disciplina. As disciplinas com carga horária prática, Estágios ou disciplinas de conteúdo váriavel (tópicos) não são passíveis de exame de comprovação.