Informativo

Entenda como fazer sua matrícula

Na primeira fase de matrícula a aluna irá solicitar matrículas em disciplinas obrigatórias e optativas. A cada semestre é divulgado um cronograma a data de cada uma das fases de matrícula. Terminada a primeira fase, a aluna deve conferir no minhaUFMG através do ícome “Minhas Matrículas” em quais turmas conseguiu vaga. Se ficou sem vaga em alguma turma, é hora de se preparar para a segunda fase.

Na segunda fase de matrícula a aluna pode incluir disciplinas nos horários vagas. Caso tenha solicitado uma disciplina na primeira fase e não tenha conseguido se matricular, é hora de tentar novamente. Na segunda fase de matrícula novas vagas podem surgir e caso a disciplina que você deseja esteja sem vagas, é possível solicitar matrícula em outras. É importante ressaltar que não é possível excluir disciplinas nesta fase.

Na terceira fase de matrícula o aluno vai incluir as disciplinas de Formação Livre e Formação Complementar Aberta. Os cursos divulgam apenas no SIGA as disciplinas com vagas disponíveis, então, nós do Colegiado de Pedagogia não temos acesso a essa informação. IMPORTANTE: É nessa fase que ficam disponíveis as disciplinas da Formação Transversal.

Nesta fase as alunas de graduação podem solicitar matrícula em disciplinas da pós graduação. Estas disciplinas são integralizadas como Formação Livre.

Dúvidas Comuns

Na primeira fase de matrícula o sistema é bem inflexível em razão da regra dos três períodos.  A aluna pode matricular-se apenas em disciplinas de três períodos consecutivos a contar da disciplina mais antiga. Por exemplo: Se você deve uma disciplina do 2º período, o sistema vai obrigar você a se a matricular nesta disciplina e você só vai conseguir adicionar disciplinas do 2º, 3º e 4º período. Neste exemplo, se quiser se matricular em disciplinas do 5º período em diante, deverá fazê-lo apenas na segunda fase de matrícula.

Quando o sistema de matrícula acusa uma inconsistência da cor amarela, é possível enviar o requerimento, que passará por uma análise prévia do Colegiado antes de ser aprovado. Caso o sistema acuse uma inconsistência vermelha, não é possível enviar.

É possível reabrir o requerimento até a data limite e fazer alterações. IMPORTANTE: Caso reabra o requerimento, lembre-se de clicar novamente em ENVIAR. Do contrário constará que você não enviou nenhum requerimento.

Acesse aqui o Informativo de Matrícula 2022/1