Passo a Passo Afastamento Pós-Doutorado

Passo a Passo Afastamento  Pós-Doutorado

1- Acessar o sistema de afastamento (http://aplicativos.ufmg.br/afastamento), logar com login e senha minha UFMG, e abrir nova solicitação de afastamento.

2- Anexar link do currículo lattes atualizado. Para tal, clicar no botão “Perfil” (localizado abaixo do botão “Sair”, na parte superior direta).

3- Anexar carta/convite da instituição informando o mesmo período solicitado e a tradução (quando afastamento é no exterior).

4- Anexar Projeto de Pesquisa do Pós-doutorado em português.

5- Anexar ofício do Chefe de Departamento atestando que o afastamento em questão foi precedido de processo seletivo e que está previsto no plano de qualificação do departamento. Caso não exista ainda Plano de Qualificação, informar por ofício que o afastamento atende à política de desenvolvimento de pessoas do departamento.

6- Anexar justificativa da autoridade máxima da Unidade – Diretor(a) – sobre a necessidade da realização da viagem internacional para subsidiar a análise e autorização pela Reitora, conforme instrução normativa 109/2020 (só para afastamento no exterior).

7- Formulário DAP-019 (termo de compromisso e responsabilidade), devidamente preenchido e assinado (à caneta ou assinatura digital ICP Edu), que está disponível no site da PRORH, link formulários / afastamento / 1º formulário da página – está escrito: 019 – Afastamento do/no País – Termo de Compromisso.

8- No campo “Finalidade” escolher a opção “Treinamento/Capacitação/Qualificação” e no campo “Nível” escolher “Pós-doutorado”.

9- Se tiver bolsa CAPES, CNPq ou outra instituição brasileira, o Tipo de afastamento tem que ser “com ônus” e anexar o documento de concessão da bolsa. Se não tiver bolsa o “Tipo de afastamento” deve ser “com ônus limitado”, conforme definição do artigo 1º do Decreto 91.800 de 1985:

OBS: Ressaltamos que, o processo passará por aprovação do Chefe de Departamento, Diretor da Unidade. Depois será encaminhado a CPPD, então procedemos a elaboração do parecer e depois encaminhamos para ASST/DAP, que providenciará a publicação da portaria e registro no SIAPE.

OBS:

Informamos que para a aprovação de pós-doutorado dos professores junto à Direção, a partir desta data, adotaremos o seguinte procedimento:

a) enviar em formato PDF para Diretoria da FaE
– projeto de pesquisa contendo plano de trabalho aprovado pelo Departamento;
– declaração de aprovação do projeto/plano de trabalho pelo Departamento;
– declaração de ciência e aprovação da Direção devidamente preenchida, conforme modelo anexo.

b) a solicitação será pautada na primeira Congregação agendada, podendo ser aprovada ad referendum, quando necessário, com posterior homologação na instância.

posdoc