Programa Bibliografia Viva, Temporada: III, Programa: 5, Homenageado: Marta Maria Chagas de Carvalho

Programa Bibliografia Viva
Temporada: III
Programa: 5
Homenageado: Marta Maria Chagas de Carvalho

Título: História da Educação na obra de Marta Carvalho

O 5º episódio da 3ª temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia a professora Marta de Carvalho. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 29 de agosto, terça-feira, às 19h, horário de Brasília.

Marta Maria Chagas de Carvalho nasceu em 15 de dezembro de 1945, em São Paulo. Foi Vice-presidente e Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação, entre 1999 e 2003. Membro do Comitê Executivo do ISCHE (International Standing Conference for the History of Education), entre 2011 e 2014.

A educadora foi coordenadora do projeto de institucionalização do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da USP. Esse projeto teve como objetivo preservar a memória educacional reunindo e organizando documentos, fotografias, livros e outros materiais relacionados à história da educação no Brasil. Com uma expertise na área de Historiografia e História da Educação a professora Marta Carvalho tem se dedicado a pesquisas que exploram a história cultural da escola e dos saberes pedagógicos no Brasil. Adicionalmente, a professora também tem dedicado sua pesquisa a questões relacionadas à disseminação internacional de modelos pedagógicos, à propagação desses padrões educacionais e ao panorama cultural tanto na área pedagógica quanto escolar.

A produção intelectual de nossa homenageada é bastante vasta e entre os seus livros mais importantes estão: Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais (2011), O Ensino de História da Educação, também (2011), História da Escola em Portugal e no Brasil: circulação e apropriação de modelos culturais (2006), Intelectuais, Estado e Educação (2006), Escola, Cultura e Saberes (2005) e o livro Pesquisa Histórica: Retratos da Educação no Brasil (1995).

Cabe ressaltar que a professora Marta Maria Chagas de Carvalho também tem dado a sua contribuição à disseminação do saber participando de programas em emissoras de rádio e televisão, nos quais explora assuntos concernentes à internacionalização no domínio das ciências humanas e sociais. A professora foi assessora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da SCIELO (Scientific Electronic Library on Line). Importantíssimo lembrar que, em 2014, ela recebeu o prêmio de Homenagem Helena Kolody aos Historiadores da Educação do Brasil, no X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação.

Trajetória acadêmica
Marta Carvalho graduou-se em Pedagogia, em 1967, fez o mestrado em Educação, em 1975, e o doutorado em Educação, em 1986, todos eles na Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da Faculdade de Educação da USP (1971-1997); do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997-2005) e do Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba (2004-2009). Foi professora visitante da Universidade René Descartes (Paris V) Instituto National de Pesquisa em Pedagogia (1996-2001), Pesquisadora Visitante da Universidade de Stanford (2010) e da Universidade da California – UCLA – (2011).

Bibliografia Viva
A Roda de Conversa sobre a educadora será conduzida por Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (UFOP) que terão como convidados Kazumi Munakata (PUC/SP), Adir Luz Almeida (UERJ), Maria Rita Toledo (UNIFESP) e Surya Barros (UFPB). A homenageada não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG no Youtube.

O Programa Bibliografia Viva, em seus programa anteriores, já homenageou vários intelectuais do campo educacional. Os programas realizados estão disponíveis no Youtube. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto e envolve os seguintes grupos e estruturas institucionais: Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè, Programa Ações Afirmativas na UFMG e Setor Áudio Visual da FaE/UFMG – todos na UFMG. Na UFOP, a responsabilidade é do Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação – GERAES com apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX-UFOP). Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou no Youtube: Bibliografia Viva – YouTube

SERVIÇO:
Data: 29/08/2023 – Terça-feira