Programa Bibliografia Viva: Linguagem, Alfabetização e Letramento na obra de Magda Becker Soares

Programa Bibliografia Viva

Temporada: II

Programa: 6

Homenageada: Magda Becker Soares

O sexto episódio da segunda temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia a professora Magda Becker Soares. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 04 outubro, terça-feira, às 19h, horário de Brasília.

Magda Becker Soares é Professora Emérita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição na qual atuou como docente no antigo Colégio de Aplicação, nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-graduação em Educação.

Como pesquisadora tornou-se autora de importantes obras acadêmicas envolvendo as áreas de alfabetização e letramento, e também de livros didáticos que se constituíram como referência no ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Entre suas realizações encontra-se a fundação do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE-UFMG) no qual atua como pesquisadora, desde os anos 1990. Desenvolveu trabalhos como consultora em redes de educação básica, especialmente no município de Lagoa Santa, onde atuou como coordenadora do Núcleo de Alfabetização e Letramento. Em 2015, foi agraciada com o prêmio Nacional Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia como reconhecimento de sua contribuição ao desenvolvimento das Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, no Brasil. Foi também vencedora do Prêmio, Jabuti de 2017, na categoria educação e pedagogia.

Trajetória acadêmica

A pesquisadora graduou-se em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1953), instituição na qual fez Doutorado em Didática (1962) e na qual também atuou como professora na graduação e pós-graduação.

Bibliografia Viva

A mesa virtual sobre a educadora será conduzida pelo professor Fabricio Vinhas (UFOP) e pela professora Vanessa Eleutério (UFMG) que terão como convidados Hércules Toledo Corrêa (UFOP), Francisca Isabel Pereira Maciel (UFMG), Maria do Rosário Mortatti (UNESP). A homenageada não estará presente na roda de conversa, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com os demais participantes no canal da FAE/UFMG no Youtube.

O Programa Bibliografia Viva tem homenageado vários intelectuais do campo educacional. Todos os programas estão disponíveis no Youtube. O programa é desenvolvido por uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto, por meio das seguintes organizações: Grupo de Pesquisa História e Historiografia da Educação – GERAES-UFOP, Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè (UFMG), Programa Ações Afirmativas na UFMG e Setor Audio Visual da FaE/UFMG.

Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou no Youtube: Bibliografia Viva – YouTube

SERVIÇO:

Data: 04/10/2022 – Terça-feira