Programa Bibliografia Viva: Filosofia e História da Educação na obra de Dermeval Saviani

Programa Bibliografia Viva

Temporada: II

Programa: 7

Homenageada: Prof. Dermeval Saviani

O sétimo episódio da segunda temporada do Programa Bibliografia Viva homenageia o professor Demerval Saviani. O programa vai ao ar no canal do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 1º de novembro, terça-feira, às 19h, horário de Brasília.

Dermeval Saviani foi Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), da Universidade de São Carlos (UFSCar) e Universidade de Campinas (UNICAMP) atuando em cursos de graduação e na Pós-Graduação destas instituições.

Ainda como estudante da PUC/SP foi atuante no movimento estudantil. Mesmo com o Golpe Militar, em 1964, e a extinção das representações estudantis Saviani continuou atuante nas manifestações contrárias ao regime. No final dos anos de 1970 e início da década de 1980, participou ativamente da efervescência política e educacional no país não se furtando a se posicionar sobre as questões relacionadas ao tema.

O Saviani é autor de importantes livros sobre educação, entre eles Educação Brasileira: estrutura e sistema; Educação: do senso comum à consciência filosófica e o clássico Escola e Democracia.

Trajetória acadêmica

O Saviani possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela mesma instituição.

Bibliografia Viva

A mesa virtual sobre o educador será conduzida pelo professor Luciano Mendes de Faria Filho (UFMG) e pelo professor Marcus Vinícius Fonseca (UFOP) que terão como convidados Ana Carolina Galvão (UFES), José Claudinei Lombardi (Unicamp), Marai de Fátima (UFMA) e Newton Duarte (UNESP). O homenageado não estará presente na roda de conversa virtual, mas poderá acompanhar a homenagem sobre a sua trajetória acadêmico-profissional com outros participantes no canal da FAE/UFMG no Youtube.

O Bibliografia Viva, em suas duas temporadas, tem homenageado vários intelectuais do campo educacional. Os programas realizados estão disponíveis no Youtube. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Ouro Preto e está ligado aos seguintes grupos/instituições: Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG, Grupo Didaktikè, Programa Ações Afirmativas na UFMG, Setor de Áudio Visual da FaE/UFMG – todos na UFMG. Na UFOP está vinculado ao Grupo de Pesquisa Geraes – História e Historiografia da Educação. Para acompanhar nosso trabalho acesse nossas redes sociais no Instagram e Facebook ou no Youtube: Bibliografia Viva – YouTube

SERVIÇO:

Data: 01/11/2022 – Terça-feira