MOSTRA DE ESTÁGIOS DA LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMG

Consolidando uma tradição que vai desde 2017, foi realizada mais uma Mostra de Estágios do curso de Licenciatura em Educação Física da UFMG. Realizada no Hall de entrada da Faculdade de Educação, a Mostra de Estágios da Licenciatura em Educação Física traz as produções literárias e imagéticas dos/as estudantes dos estágios 1 e 2.

Para tanto, a Mostra contou com a exposição das “pipocas pedagógicas” – relatos autobiográficos dos estudantes do Estágio de Educação Física I, centradas na análise da Cultura Escolar – como também das fotonarrativas – onde os/as estudantes do Estágio em Educação Física 2 retratam desde 2017 a presença (ou ausência) curricular do componente curricular Educação Física nas escolas campos de estágio. Tudo isso servido à base de pipocas de verdade, num clima de descontração, ludicidade e muito aprendizado.

A Mostra de Estágio sustenta, ao longo dos anos, o “trânsito de linguagens” (composta pela narrativas autobiográficas, fotonarrativas e audiovisuais) como elemento fundamental da formação de professores e professoras de Educação Física, que a partir de um percurso de formação integrado – e não um mero somatório de disciplinas – coloca para a formação inicial o desafio de colocar o componente curricular Educação Física em diálogo com os demais tempos, espaços, sujeitos e práticas. Proposta essa já discutida e compartilhada com companheiros e companheiras das áreas de Educação e Educação Física do Brasil e da Argentina, e publicada em artigos e capítulos de livro em ambas as áreas.

Ocorrendo de forma semestral, a edição desse segundo semestre foi coordenado pelos professores Cláudio Márcio Oliveira (FAE-UFMG) e José Ângelo Gariglio (EEFFTO-UFMG).

Maiores detalhes acerca dos fundamentos acadêmico-científicos e pedagógicos dessa experiência podem ser acessado no link https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/596