Desde o dia 23 de outubro até 14 de novembro de 2024 o Espaço de Poéticas da FaE/UFMG recebeu a exposição MANUAL PARA BARRICADAS, da artista, professora e também mestranda Júlia Santana de Melo.
A exposição é composta por trabalhos individuais, como fotografias, instalação e a colagem de um lambe. O conjunto de obras busca tensionar a rigidez presente no interior das salas de aula, conjunto de estruturas intencionais que favorecem a hostilidade, o silenciamento, controla os corpos e induz à padronização.
A feitura da artista Júlia Santana é um recorte de sua atual pesquisa de Mestrado, que busca investigar as relações entre os espaços urbanos e a escola. Propondo intervenções e ocupações artísticas, a partir das dinâmicas dos sujeitos, dos processos e arquiteturas, na busca por refletir sobre a presença das carteiras em todas as salas de aula, às vezes abandonadas ou entulhadas, que apontam uma desvalorização da educação, ou até mesmo impedem o fluxo dos corpos. Segundo a artista, o título da exposição sugere a construção coletiva de ensinamentos, para se enfrentar as estruturas e repressões, além de pensar a educação como um processo essencialmente político. Júlia Santana de Melo vive em Minas Gerais, é artista visual, professora da rede municipal de Contagem e mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional da Belas Artes, o Prof-Artes. A artista foi uma das selecionadas no Edital de seleção do Espaço Arteducação, de 2023
Acompanhe os espaços expositivos da FaE pelo Instagram:
@espacoarteducacaofaeufmg
@espaçodepoeticasufmg
Siga o trabalho da artista no instagram: @jliasantana