A “Ocupação Artística Paulo Nazareth – Pedagogia” foi um projeto de formação artística e pedagógica realizado na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, entre novembro de 2023 e julho de 2024. O projeto estendeu o território expositivo do Espaço Arteducação até a biblioteca da FaE, reunindo obras inéditas e já existentes do renomado artista contemporâneo Paulo Nazareth. A coordenação e a curadoria foi da Professora Dra. Daniele de Sá Alves.
Além de todo o percurso expositivo, a Ocupação contou com uma série de atividades como palestras, oficinas, performances, rodas de conversa, seminários e aulas abertas. Essas ações buscavam integrar arte e educação, promovendo debates sobre temas sociais e políticos, contextos já presentes na obra de Paulo Nazareth.
Como desdobramento da Ocupação, seis esculturas monumentais do artista Paulo Nazareth foram instaladas em diferentes pontos do campus Pampulha da UFMG, ampliando o alcance da Ocupação para além dos espaços internos da FaE. As esculturas ainda podem ser vistas pelo campus e fazem referência à importantes figuras históricas e que foram apagadas dos cânones oficiais,
Outro desdobramento da Ocupação, a instalação “MAMA – MONUMENTO À MÃE DO MUNDO”, ganhou mais territórios e histórias: depois de passar pelo Museo Tamayo, na Cidade do México, ela agora integra a exposição “Honey”, na Shiva Gallery, em Nova York. MAMA foi proposta pelo artista como um espaço de homenagem e partilha, onde visitantes são convidados a desenhar, escrever, lembrar algo a respeito de suas mães. Dessa maneira, cria-se um arquivo coletivo, simultaneamente íntimo e político, em homenagem às mães – todas as mães – e ao gesto de ensinar, cuidar, narrar, partilhar. Essa temática da maternidade e em especial da mãe do artista é revisitada em várias outras de suas obras ao longo de sua carreira artística. Em cada lugar por onde passa, a instalação MAMA – Monumento às mães do Mundo de Paulo Nazareth se transforma com novas intervenções e desenhos, reunindo novos gestos e afetos, que se acumulam como camadas de memória e reverência à figura materna.
A Ocupação Artística na FaE representou uma oportunidade única de diálogo entre arte, educação e sociedade, destacando a importância de revisitar e valorizar histórias marginalizadas e fazendo-as ressoar – a exemplo de MAMA, que segue nos atravessando, agora em outras línguas, geografias e imaginários.
Paulo Nazareth é natural de NaK Borun, atual região de Governador Valadares e reside em Santa Luzia, ambos no estado de Minas Gerais. É conhecido por obras que abordam questões raciais, sociais e políticas. Sua trajetória inclui a série “Notícias da América” (2011/2012), na qual percorreu a América Latina a pé; foi vencedor do Prêmio PIPA em 2016 e sua obra faz parte de diversas coleções, como a da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Para uma visão mais detalhada de “MAMA”, você pode assistir a esse vídeo, com explicações do próprio artista: https://www.instagram.com/tvufmg/reel/C2KgP8eO3ln/
Conheça o projeto “Ocupação Artística Paulo Nazareth – Pedagogia”, através do vídeo produzido pela TV UFMG: https://www.youtube.com/watch?v=jurQ_-X6Pmw