IV Simpósio de Psicanálise e Educação de Minas Gerais: Decolonialidade e diferenças na cultura

O IV Simpósio será realizado na Faculdade de Educação/UFMG, Belo Horizonte, entre os dias 18 e 19 de Abril/2024, tendo como tema central “Decolonialidade e diferenças na cultura”. A programação do evento prevê a realização de interlocuções sobre o Inconsciente decolonial na cultura e na educação, e sobre a interface Sujeito, diferença e decolonialidade, com a participação de convidados que têm produzido contribuições relevantes para o aprofundamento da temática. O IV Simpósio receberá inscrições para apresentação de trabalhos no formato de resumo expandido até 10 de março, tendo como referência os seguintes eixos: Eixo i) Psicanálise, educação e decolonialidade: (de)colonialidade e educação; implicações do conceito de decolonialidade para as práticas no campo da educação, arte e suas interfaces; inconsciente decolonial e práticas institucionais. Eixo ii) Sujeito e diferenças na cultura: docência e diferença; a psicanálise na cidade: movimentos sociais e identitários, racismo, LGBTQIAPN+fobia, feminicídio, exclusão de pessoas com deficiência e socialmente marginalizadas. Socioeducação, laço social e decolonialidade. Nessa perspectiva, o IV Simpósio de Psicanálise e Educação de Minas Gerais tem como finalidade promover um espaço de interlocução e aprofundamento teórico, envolvendo profissionais que atuam no campo da educação escolar e não escolar, na clínica, na socioeducação, no trabalho social, assim como em suas múltiplas interfaces, de modo a contribuir para um aprimoramento das práticas, alinhadas à democracia e aos direitos humanos. O IV Simpósio contará, ainda, com uma sessão para lançamento de livros. O envio de propostas para o lançamento deverá ser feito também até o dia 10 de março, via email: inscricaoivsimposiobh@gmail.com. O evento é organizado pelo Lepsi Minas (UFMG e UFOP) e tem o apoio do Ações Afirmativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação/FaE/UFMG e da FAPEMIG.
Maiores informações e programação completa disponíveis no site: https://www.even3.com.br/iv-simposio-de-psicanalise-e-educacao-de-minas-gerais-2024/

E na página do Instagram: https://www.instagram.com/ivsimposiolepsi?igsh=OW1yc3dzY3o2ZXU=