Encontros de Cinema e Educação

O Festival de Cinema Infantil de Belo Horizonte e o Laboratório de Práticas Audiovisuais (LAPA) da Faculdade de Educação FaE/UFMG convidam para os Encontros de Cinema e Educação nos dias 13 e 14 de novembro de 2023 no Auditório Neidson Rodrigues da FaE/UFMG.
A proposta é promover instigantes conversas acerca do ensino e aprendizagem do audiovisual em diversos espaços e territórios. Antes de cada mesa serão exibidos vídeos de até dez minutos, selecionados pelos participantes, como amostras dos trabalhos que estes vêm realizando no campo da educação e das imagens em movimento.

No primeiro dia, a mesa “Cinema e quilombos: fazer juntos” as participantes compartilharão suas experiências de realização conjunta com quilombolas a partir de oficinas ministradas nos territórios. Na segunda mesa, “Cinema na Escola”, convidados irão expor suas vivências e processos de criação de curtas-metragens com crianças, jovens e adultos em ambiente escolar.

O segundo dia se inicia com a mesa “Pedagogias do cinema” e ocorrerão trocas a respeito de pedagogias criadas por cineastas de diferentes projetos brasileiros e o público terá a oportunidade de descobrir as particularidades das ações de cada um deles. Os integrantes da mesa “Cinema ameríndio e educação” conversarão sobre suas atuações e colaborações na produção do cinema com os povos originários.

O evento terá transmissão ao vivo.

Encontros de Cinema e Educação é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com patrocínio da MGS.