Editais Abertos para o Programa de Residência Pedagógica

A COMFIC informa que, no período de 26 de setembro a 03 de outubro de 2022, estarão abertas inscrições para seleção de discentes de 11 (onze) cursos de Licenciatura da UFMG e docentes da Educação Básica das Redes públicas municipal, estadual e federal cadastradas para participarem do Programa de Residência Pedagógica (RP), conforme Edital nº 24/2022 da CAPES.

O RP é um Programa, vinculado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que tem dentre seus objetivos contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professoras/es da educação básica nos cursos de licenciatura. O Programa visa fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura e valorizar a experiência de docentes da educação básica como co-formadores de futuras/os professoras/es. O Programa oferece bolsas de iniciação à docência para estudantes de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estão cursando a partir do 5º período; no valor de R$400,00, para desenvolvimento de atividade formativa em escolas públicas com dedicação mensal mínima de 23 horas, com orientação de docente da Universidade e preceptoria de docente da educação básica.

Nesta Edição, participam os Cursos de Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Formação Intercultural de Educadoras e Educadores Indígenas (FIEI), Geografia, História, Letras/Língua Portuguesa, Licenciatura em Educação do Campo (LECampo), Matemática, Pedagogia – Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (EJA) e Educação Infantil – e Química. Para maiores informações, consulte aqui os Editais.