Poéticas de Pano: Bonecas (Cássia Macieira)

O retorno presencial das atividades na Faculdade de Educação marca também a retomada dos trabalhos no Espaço Arteducação, a galeria de arte da FAE. A primeira exposição de 2022, inaugurada em maio, celebra um momento de importantes realizações: a posse da nova diretoria da unidade, com as professoras Andrea Moreno e Vanessa Neves; a consolidação do “Setor de Arte”, na Faculdade de Educação, com professores e professoras das áreas de artes visuais, teatro, dança, música e audiovisual; e a presença das obras da artista visual, bonequeira-atriz e professora, Cássia Macieira, na galeria. Intitulada “Poéticas de Pano: bonecas”, a exposição reúne 30 anos de produção da artista, com bonecas que personificam o objeto de arte ao evocar dimensões afetivas, poéticas e, também, políticas. Sua produção atravessa questões da ancestralidade, do feminino, do artesanal, da infância, bem como, dos processos de fazer, ensinar, aprender e criar. Neste mês, a artista compartilhará seu percurso e produção com estudantes da FAE, em duas oficinas para as turmas da disciplina “Arte no Ensino Fundamental”, do curso de Pedagogia, e uma roda de conversa aberta para a Licenciatura de Artes Visuais. O Espaço Arteducação é fruto do engajamento e do dedicado trabalho coletivo de professores e professoras, ao longo dos anos, na FAE, tendo a professora Amarilis Coragem, já aposentada, como um nome de destaque e grande referência no início dessa trajetória. Atualmente, o Espaço está sob coordenação e curadoria da professora Daniele de Sá Alves, que tem como proposta potencializar a Faculdade de Educação em suas dimensões de reflexão, construção de conhecimento e, também, de fruição e criação artística. A exposição vai até o dia 29 de maio, com visitação gratuita.

Cássia Macieira é Artista Visual e Bonequeira-Atriz. Graduação em Artes Visuais UFMG: Bacharelado em Gravura (1994), Bacharelado em Cinema de Animação. Mestrado em Artes – UFMG (2001). Doutorado Literatura Comparada – UFMG. Membro do Grupo Intermídia UFMG/CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Artefatos Lúdicos CNPq. Membro da ATEBEMG Associação de Teatro de Bonecos de MG; Membro da ABTB Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. Membro da UNIMA Union Internationale de la Marionnette. Atualmente é professora na UEMG -Universidade do Estado de MG.

Depoimento

As bonecas de Cássia Macieira, produzidas entre 1996 até 2016, além da deformidade elas “se oferecem como objeto de afeto, delicadeza, estranhamento tanto pela representação da figura humana quanto pelo material por vezes furado, mofado e rasgado. “[…] “não são como as antigas bonecas de porcelana. Não são como brinquedos produzidos “com arte”. Elas são essencialmente precárias. Além disso, não são para brincar. Embora pertençam ao cotidiano dos objetos (supostamente) não artísticos, seu destino é a parede, não o colo de uma criança. Não são miniaturas de gente, para gente em miniatura. São muito mais um eco de fantasmas que a infância conhecia bem, mas que precisava ocultar nas bonecas comuns. Seriam a vida adulta daquelas bonecas de criança? Ou simplesmente as mesmas, contempladas pelo adulto- criança que percebe a mentira da “bela e doce infância”?”.

Romero Alves Freitas