III Seminário das Licenciaturas ainda está com inscrições abertas para 23 oficinas

Nos dias 1° e 2 de junho, a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica da UFMG (Comfic) promoverá o “III Seminário de Práticas Docentes Vivenciadas nas Licenciaturas da UFMG”. O evento tem como temática a relação “Universidade-Escola: espaços, tempos e sujeitos” e acontecerá em diferentes espaços do Campus Pampulha. O seminário será presencial e contará com oficinas, palestras e mesa redonda. Parte da programação online tem como foco estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo).

As inscrições para participação no evento foram prorrogadas até 30 de maio. O evento é gratuito para estudantes dos 18 cursos de Licenciatura da UFMG e de outras instituições, professoras/es da educação básica e demais profissionais da Educação, além de público interessado na temática. Confira a programação completa no site do evento.

As 23 oficinas ofertadas no evento também estão com inscrições abertas, são todas gratuitas e podem ser acessadas nesse link. Elas tratarão de temáticas diversas como, entre outras, a questão da acessibilidade na de Recursos pedagógicos adaptados para crianças com deficiência que não se comunicam por meio da fala e da arte na de Arte, Corpo e Movimento: vivências do Pibid Artes UFMG.

Licenciaturas

O evento tem como objetivo promover o debate e a divulgação das atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da formação docente, além de oportunizar a reflexão sobre os estágios curriculares, a integração entre a UFMG e as redes de educação básica, assim como a formação inicial e continuada de professores/as que ocorrem nesses contextos.

De acordo com a Presidente da Comfic, Professora Álida Angélica Alves Leal, “esta é a primeira vez que realizamos este evento no formato presencial. Nossa expectativa é a de mantermos o engajamento demonstrado nas edições anteriores. O evento expressa nosso desejo e, também, nossos esforços visando ao fortalecimento das licenciaturas ofertadas pela UFMG e ao diálogo com a escola básica, pensando limites, desafios e possibilidades desta relação”.

“Este ciclo de debates reafirma nosso compromisso de pautar, nos variados espaços da Universidade e em articulação com a comunidade das redes de educação básica, a formação de professores”, afirma o Professor Bruno Otávio Soares Teixeira, pró-reitor de Graduação.

A Comfic

A Comfic é o órgão assessor que faz a ponte entre a formação de professores na UFMG e as demandas das escolas de educação básica, formulando políticas de diálogo entre as duas para auxiliar na formação dos profissionais de licenciatura. Neste sentido, a comissão tem como objetivo dar visibilidade às ações de ensino, pesquisa e extensão da UFMG relacionadas à formação inicial e continuada de professores e profissionais de licenciatura. Assim, a comissão organiza eventos e atividades abertas a todos os públicos interessados na temática.

A Comfic está vinculada à pró-reitoria de Graduação (Prograd) e articula ações com as pró-reitorias de Extensão (Proex), Pós-graduação (PRPg) e Pesquisa (PRPq) da Universidade. site da Comissão.