Seminário Outras Pedagogias, Poéticas Outras: artes e filosofias e resistências

O Seminário Outras Pedagogias, Poéticas Outras: artes e filosofias e resistências diz respeito a um evento envolvendo o compartilhamento de estudos, em desenvolvimento ou em fase conclusão, atravessados por uma abordagem da prática como pesquisa e da pesquisa como prática.
O seminário nasce de pesquisas desenvolvidas na linha “artes e filosofias e resistências”, do Mestrado Profissional Educação e Docência (PROMESTRE), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), e se expande a trocas entre pesquisadores/as, mestres/as da cultura, artistas, pensadores, entre outras vozes contra-hegemônicas em prol de outras pedagogias, outras poéticas, outras epistemologias.
O evento, que acontecerá entre os dias 14 e 18 de agosto de 2023, na Faculdade de Educação/UFMG, visa, além do compartilhamento de pesquisas em andamento pelo corpo discente do PROMESTRE, criar oportunidades e situações de compartilhamento de processos e resultados de estudos entre pesquisadores/as interessados/as nos temas, princípios e ações que (se) interseccionam educação, arte e decolonialidade, com a comunidade local.
O evento ocorrerá de modo presencial, na Sala de Teleconferências da FAE, mas terá transmissão ao vivo pelo Youtube (youtube.com/@artesfilosofiasresistencias) e certificará todos/as os/as participantes. Não será necessária inscrição prévia para ouvintes.

14/08 (segunda-feira)
10h – Defesa de Mestrado de Juliene Lellis dos Santos (PROMESTRE/UFMG) – Palhaçaria Negra, com a Profa. Dra Liberia Neves (FAE/UFMG) e o Prof. Dr. Reginaldo Carvalho (UNEB), orientação Prof. Dr. Vinícius da Silva Lírio.

14h – Mesa Temática – Poéticas Negras, com Anair Patrícia, Eneida Baraúna, Nayara Leite e Renata Paz, com mediação do Prof. Dr. Marcos Alexandre (FALE/UFMG).

16h – Exame de Qualificação de Mestrado de Diego Cruz Argolo (PROMESTRE/UFMG) – Destrancar tudo: A dinâmica circular dos banhos de folhas no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, com, Prof. Dr. Erisvaldo Pereira dos Santos (UFOP) e Prof. Dr. Natalino Neves da Silva (FAE/UFMG), Profa. Dra. Conceição Clarete Xavier Travalha.

15/08 (terça-feira) Palestra Performance: C.A.S.A.
Caminho aberto, sempre aberto: Fuga! em Práticas Cartográficas de pesquisa e criação. (On line)

16/08 (quarta-feira)
09h – Defesa de Mestrado de Marilene Sacramento Miranda (PROMESTRE/UFMG) – Formação leitora de estudantes da EJA por meio da Literatura de Cordel, com a Profa. Dra. Laureci Ferreira da Silva (Gentes/UFBA) e Profa. Dra. Conceição Clarete Xavier Travalha (FAE/UFMG), orientação Prof. Dr. Vinícius da Silva Lírio.

17/08 (quinta-feira)
14h – Exame de Qualificação de Mestrado de Bruna Vasconcelos de Santana (PROMESTRE/UFMG) – Autoinscrever(-se): narrativas de uma professora e estudantes pretas, com a Profa. Dra. Liberia Rodrigues Neves (FAE/UFMG) e Profa. Dra Laureci Ferreira da Silva (Gentes/UFBA), orientação Prof. Dr. Vinícius da Silva Lírio.

18/08 (sexta-feira)
09h – Mesa Temática – Processo formativo de professores/as da rede pública de ensino da Bahia à luz da pedagogia decolonial, com Laureci Ferreira da Silva, Bruna Vasconcelos de Santana, Diego Cruz Argolo, Márcia de Oliveira Sales, Maria Rita de Cássia Rodrigues, Marilene Sacramento Miranda e Simone Filgueiras, do Grupo de Estudos Novas Temáticas, Epistemologias e Saberes (GENTES), da Bahia.

14h – Exame de Qualificação de Mestrado de Peterson Thiago Moreira de Jesus (PROMESTRE/UFMG) – O ensino de Filosofia da Ponte pra cá: experimentações filosóficas na escola favelada, com o Prof. Dr. Fabiano Ramos Torres (UFABC) e Profa. Dra. Clarisse Maria Castro de Alvarenga (FAE/UFMG), orientação Profa. Renata Pereira Lima Aspis.
17h – Lançamento do Livro “Performance-arte-vida”, de Gilmara Gonçalves Oliveira.

18h – Apresentação Artística de Palhaçada Negra, “E não sou uma mulher?”, com Juliene Lellis.