Poética, sensibilidade e crítica na nova exposição do Espaço Arteducação da FaE

Compartilhe em suas redes sociais

ENTRELINHAS é o nome da exposição que ocupa o espaço Arteducação no mês de outubro, com este título, a artista Itamara Ribeiro compartilha sua investigação e produção visual sobre o universo feminino. Em suportes em papel, a artista faz intervenções nos antigos manuais e livros direcionados ao público feminino que foram publicados em meados dos anos 1980. Entre assuntos comuns destas leituras figuram conselhos sobre como uma mulher deveria cuidar da casa, se comportar e se vestir, há também receitas culinárias e de artesanato para a “bela, recatada e do lar” se ocupar no contexto doméstico. Estes mesmos suportes disciplinantes e castradores de outrora recebem a arte transgressora da artista que questiona tais dizeres por meio de provocações, e literalmente, alfinetadas em cada composição.  Além do específico suporte de papel e do bordado, outro elemento presente nas obras desta artista é o desenho de figuras do corpo feminino, para tal, a artista revela que seu processo acolhe experiências de fotoperformance com seu próprio corpo para encontrar a expressão e o gesto desejado em cada desenho. Na exposição, que pode ser visitada até o dia 25 de outubro, no Espaço Arteducação da FaE, é possível conferir uma vitrine inteira com registros e rastros do processo de criação da artista. O passado, vivo nas memórias da artista, integra profundamente sua produção artística, filha de mãe costureira, a artista conta sobre atos de rebeldia na infância onde a brincadeira era recortar e bordar fora das linhas dos moldes, fora das regras impostas pelos tais “manuais femininos”. As experiências de liberdade de criação, desde sua infância, seguem em reencontro com o presente, onde o aprisionamento e a opressão ao corpo feminino persiste, por vezes de forma mais evidente e agressiva ou mesmo de maneiras mais veladas. O padrão de beleza e do ideal de comportamento feminino imposto é questionado com poética e crítica social quando a artista exercita a corporalidade feminina questionadora, inquieta, desacomodada e livre em seus desenhos. Segundo a artista:

Ao reencontrar um antigo manual de artes e artesanato dirigido a mulheres que

visa o bem-estar familiar, iniciei uma série de desenhos com bordados onde

coloco a assim chamada “arte das mulheres” (bordado, crochê e tricô) em

interação com representações do cotidiano. Nesta série, os desenhos e

bordados subvertem os sentidos tradicionalmente atrelados ao feminino.

Os desenhos registram uma figura feminina que interage com a imagem

impressa no suporte. Traços rápidos e de cor cinza limitam-se a sugerir o

contorno do corpo em ações fugazes que ativam o suporte na tentativa de dar

vida a antigas publicações dos anos 80. Os desenhos revisitam o espaço

impresso na tentativa de atualizá-lo. (RIBEIRO, 2023)

A exposição Entrelinhas é mais uma exposição selecionada no edital de ocupação Espaço Arteducação de 2023, as atividades e processos deste espaço expositivo na Faculdade de Educação estão sob coordenação e curadoria da Profa. Dra. Daniele de Sá Alves e integram um projeto de extensão da UFMG. Este projeto é vinculado com o evento de extensão chamado “Conversa com o artista”.

Evento de extensão: Conversa com a artista

Na sexta-feira, dia 06 de outubro, a partir das 14 horas, Itamara Ribeiro esteve presente no Espaço Arteducação conversando com o público sobre os desafios e potencialidades do seu processo de criação. A proposta de encontrar com os artistas de cada exposição é o objetivo do evento de extensão vinculado ao Espaço Arteducação que possibilita ao público conhecer melhor os artistas e suas obras, este encontro pode acontecer por meio de oficinas, exercícios de mediação, apresentação dos processos de criação com os artistas de cada exposição. 

Evento de extensão: Corpo – performance – desenho – bordado 

Também houve um encontro, no dia 19 de outubro, da artista Itamara Ribeiro com a turma da disciplina da formação transversal “Pensar com o Corpo”, ministrada pelas Profas. Renata Lima Aspis e ​​Fernanda Jorge Maciel. O encontro intitulado “Corpo – performance – desenho – bordado” contemplou experiências performáticas, de produção poética e reflexão a partir do processo de criação das obras presentes na exposição Entrelinhas.

A exposição ENTRELINHAS está aberta para visitação no período de 25 de setembro até 27 de outubro no Espaço Arteducação da FaE/UFMG.

Itamara Ribeiro preparando a exposição ENTRELINHAS!

Itamara Ribeiro, (1982, RJ) atualmente mora e trabalha em Belo Horizonte MG. É artista visual formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Pesquisa Poéticas Visuais na linha de processos de criação, atualmente investiga as dobraduras do desenho através de colagem e bordado.

Siga a Itamara Ribeiro no Instagram para acompanhar os trabalhos da artista: @itamarasribeiro

Siga o Espaço Arteducação no instagram para acompanhar as próximas exposições: @espacoarteducacaofaeufmg

Galeria

Compartilhe em suas redes sociais
X