PLANOS TRA(N)ÇADOS

Celebrando os 20 anos do Programa de Ações Afirmativas da UFMG, o Espaço Arteducação recebe, nos meses de novembro e dezembro, a exposição “Planos Tra(n)çados”, composta por trabalhos em pintura e tecelagem do artista Abraão Veloso. Até 15 de dezembro, será possível encontrar retratos e cenas cotidianas que celebram a dimensão daquilo que é simples, do afeto e da presença de corpos negros em sua fluidez no processo de criação com linhas e fios que evocam subjetividades por texturas visuais.

No trabalho do artista, as linhas são um elemento de destaque, atuam como metáforas para acessar o tempo e as narrativas, são como um fio-convite ao universo sensível construído em tons pastéis. Nesse contexto, a linha se torna uma personagem ativa, emancipada, um princípio da imagem que conversa com a atmosfera de cada trabalho em diferentes camadas. Na obra intitulada “Meditação”, por exemplo, é possível perceber que uma única linha, contínua em toda a grande tela, fortalece a sensação de calmaria que o trabalho provoca, uma oportunidade para o público olhar para o seu próprio interior.

Abraão se permite aproximar da fofura do mundo sem medo, e vai espalhando um pouco mais disso através de cores pastéis, e das lãs tecidas em cenas cuidadosamente escolhidas. Na pintura “Elástico”, por exemplo, o tom de rosa toma conta do chão, do fundo, e mesmo da bebida que está sendo apreciada na cena.

O trabalho “Nosso”, feito na técnica de tecelagem manual, é resultado da performance “Um café, uma conversa e um tear”, realizada na Godarc em BH, onde o artista criou a peça enquanto interagia com o público, permitindo que as pessoas escolhessem quais cores seriam usadas na obra.

A exposição “Planos Tra(n)çados” tem visitação gratuita, e comemora os 20 anos do Programa de Ações Afirmativas dentro do contexto da Universidade Federal de Minas Gerais. Abraão Veloso nasceu em Ipatinga, Minas Gerais. É graduando em Artes Visuais pela UFMG na Escola de Belas Artes. Participou em 2018 da exposição coletiva “Deriva 13” no Centro de Referência da Juventude, em Belo Horizonte. Em 2022, realizou a exposição individual “Cor Afiada” na Godarc – BH. Atualmente, desenvolve atividades no Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Estudos de Público do Espaço do Conhecimento UFMG.

SERVIÇO: Planos Tra[n]çados (Abraão Veloso)

Local: Espaço Arteducação / FAE/UFMG (Campus na Pampulha)

Data: De 04/11 a 15/12/2022

Site do Artista: https://www.instagram.com/abraaovelosoarte

Depoimento

“Trançar, traçar, tramitar por espaços e corpos . Entre pinturas, tramas, costuras e cores, a exposição de Abrahão Veloso é composta por sutilezas quotidianas colocadas em cena, abraçando com verdade a necessidade de diálogo posta no contexto contemporâneo. A linha é um discurso posto em suas obras , ora como matéria por fios trançados , ora como desenho e pintura sobre tela.”

Camila Moreira é artista visual , professora do departamento de Desenho da Escola de Belas Artes UFMG