“PEDAGOGIA – OCUPAÇÃO PAULO NAZARETH”: campo da arte em destaque na Faculdade de Educação

Compartilhe em suas redes sociais

A Faculdade de Educação da UFMG recebe, a partir do dia 9 de novembro de 2023, o artista Paulo Nazareth, que reunirá um apanhado da sua produção já existente e outros trabalhos feitos a partir de sua estadia na instituição. Intitulado “PEDAGOGIA”, o projeto consiste em uma ocupação do artista na FaE, no período de 09 de novembro de 2023 a 01 de abril de 2024, a coordenação e a curadoria do processo são da professora Daniele de Sá Alves. 

O Espaço Arteducação, será ocupado com a exposição Corte Seco, nome que dá título à série de desenhos e esculturas do artista dedicados a pessoas importantes na história humana, mas que em algum momento foram ou são marginalizados dos cânones históricos. Na 34ª Bienal de São Paulo, alguns dos desenhos foram transformados em monumentos de até 11 metros de altura, comissionados pela Fundação da Bienal e posicionados em pontos diversos do Parque do Ibirapuera.

Série Corte Seco, de Paulo Nazareth, no Espaço Arteducação da FaE/UFMG.

Ao destacar nomes da história afro-indígena, Nazareth questiona o que pensamos sobre monumentos e quem são os personagens que costumam ser homenageados nos espaços públicos. Dentre os homenageados estão Marielle Franco, Maria Beatriz Nascimento, Tereza de Benguela, João Cândido, Carlos Marighella, Zequinha Barreto carregando Carlos Lamarca, Tia Ciata, Lélia Gonzalez, Marighella, Lampeão, Nise da Silveira, Benedita da Silva,  entre outros.

Durante o período de exposição, Paulo realizará também uma ocupação artística nas dependências dos prédios da FAE – UFMG, em especial no espaço da biblioteca. Até o dia primeiro de abril de 2024, acontecerão performances, aulas abertas, exibição de documentários sobre as obras do artista, oficinas, experiências de mediação na ocupação, além da oportunidade de acompanhar, de perto, o processo do Paulo Nazareth na criação de obras inéditas.

Paulo Nazareth se identifica como um homem velho nascido em Borun Nak que vive e trabalha pelo mundo. É um artista andarilho, performático, que busca o debate de questões raciais, nacionais e continentais, rompendo barreiras políticas, sociais e linguísticas. Os encontros, as trocas, as descobertas e as criações ao longo desse percurso explicitam não apenas o processo de construção de objetos de arte, mas principalmente um artista em movimento. Ancorado por compromissos éticos com povos indígenas e afro-brasileiros – parte de sua ascendência –, Nazareth traça rotas de contato com o mundo, tendo como ponto de partida sua criação no alto do Morro do Palmital, em Santa Luzia. Nessas rotas, encena sua própria identidade mestiça, desafia normatividades e preconceitos e procura conexões conceituais, históricas, afetivas e rituais com agentes de luta e resistência do passado e do presente. Sua trajetória artística conta com participações, como a Bienail de Sydney, em 2020; a Trienal de Nova Orleans, em 2017; a Bienal de Veneza em 2015 e 2013. Apresentou as individuais Melee, no ICA, em Miami, em 2019; Faca Cega, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, em 2018; Premium Bananas, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), em São Paulo, em 2013. Sua obra integra o acervo de importantes instituições, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e Coleção Banco Itaú, em São Paulo; Tate Modern, em Londres; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio); Coleção François Pinault, em Paris; e Thyssen-Bornemisza Art Contemporary, em Madri.

ACOMPANHE A AGENDA DETALHADA DESTE PROCESSO NO SITE DA FAE/UFMG E TAMBÉM NO PERFIL DO @ESPACOARTEDUCACAOFAEUFMG NO INSTAGRAM!

A exposição CORTE SECO integra o processo de ocupação artística “PEDAGOGIA” de Paulo Nazareth e terá sua abertura oficial às 18 horas do dia 09 de novembro de 2023. Esta programação integra também o “Novembro Negro” da UFMG. A ocupação completa pode ser acompanhada pelo público até o dia 01 de abril de 2024 na Faculdade de Educação / UFMG.

Paulo Nazareth na biblioteca da Faculdade de Educação / UFMG. Fotografia: Alice Castro

Siga Paulo Nazareth no Instagram para acompanhar os trabalhos do artista: @p.nazarethedicoesltda

Siga o Espaço Arteducação no instagram para acompanhar as próximas exposições: @espacoarteducacaofaeufmg

Galeria

Compartilhe em suas redes sociais
X