Entre os dias 12 e 28 de maio de 2025, o Espaço Poéticas da Faculdade de Educação da UFMG recebeu a exposição “Se muito vale o já feito, mais vale o que virá”, ligada ao projeto LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, que convida o público a mergulhar nas práticas pedagógicas e experiências formativas voltadas ao fortalecimento da cultura da leitura e da escrita desde os primeiros anos de vida.
A mostra apresentou o trabalho desenvolvido por professoras da Educação Infantil no âmbito do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com universidades federais, como a própria UFMG. O programa tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas de leitura e escrita, reconhecendo o papel essencial dos educadores na formação das crianças pequenas.
Além dos registros sobre o projeto, o espaço expositivo foi cuidadosamente pensado como um ambiente de escuta, acolhimento e troca. Uma instalação com livros, almofadas e um tapete de grama sob uma árvore convidam os visitantes a vivenciar o encontro entre leitura, imaginação e as múltiplas formas de viver e valorizar a infância.
Em outra instalação, criada pela curadoria especialmente para a exposição, foi possível perceber a grandeza do projeto que atua com formação docente em todas as regiões do Brasil. O público do Seminário encontrou na exposição vários espaços com diferentes registros escritos, audiovisuais e fotográficos testemunhando o intenso processo formativo na trajetória do projeto LEEI.
A exposição integrou a programação do “Seminário Nacional da proposta formativa Leitura e Escrita na Educação Infantil – ProLEEI/CNCA”, que foi realizado no dia 16 de maio, também na FaE/UFMG. Na mesma data, ocorreu a inauguração da Casa da Infância da UFMG, projeto que representa um marco para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária voltadas à infância. Ambos sob a cuidadosa e dedicada coordenação da Professora Mônica Correia Baptista.
Localizada em uma área preservada dentro da mata da universidade, a Casa da Infância foi concebida como um espaço dedicado à reflexão, pesquisa e prática sobre as infâncias contemporâneas. Seu propósito é reunir educadores, estudantes da graduação e pós-graduação, pesquisadores e famílias em torno de temas ligados ao cuidado, à educação, aos direitos das crianças e à construção coletiva do conhecimento. Com iniciativas como a Bebeteca e projetos de extensão, a Casa busca ser um laboratório vivo, que promove experiências sensoriais, estéticas e metodológicas, além de fomentar a produção de saberes e políticas públicas comprometidas com os direitos das crianças.
Serviço
Exposição “LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil – Se muito vale o já feito, mais vale o que virá.”
Quando: de 12 a 28 de maio de 2025
Local: Espaço Poéticas – Faculdade de Educação da UFMG
Aberto ao público
Mais informações: Perfil do Espaço de Poéticas no Instagram








