Mesas Redondas


18 de abril de 2014 (sábado)

14h à 16h30


1. História, práticas e experiências inovadoras na formação dos profissionais de História.

Estudos e pesquisas sobre a formação de professores de História a partir de experiências que valorizam a relação com o lugar do exercício da prática docente; as relações com a memória e a imagem do sagrado, via patrimônio; as possibilidades de se pensar sobre um novo ensino de História e as implicações para os cursos de licenciatura; o espaço escolar permeado por diferentes relações mediadas por leis, prescrições curriculares, materiais didáticos, metodologias de sala de aula e estratégias de relacionamentos; práticas e experiências inovadoras na formação dos profissionais de História.

Maria Augusta Castilho (UCDB)- Coordenadora
Margarida Maria Dias De Oliveira (UFRN)
Marieta de Moraes Ferreira (UFRJ/FGV)
Marisa Noda (UENP)


2. Arquivos e educação: potencialidades para o ensino de História, na relação com lugares e práticas de memória na contemporaneidade.

Diálogo sobre os movimentos e articulações entre arquivos e educação; Arquivos, ensino de História e produção de conhecimentos históricos escolares; Relações entre arquivos e práticas culturais de educação das sensibilidades; Arquivos e suas relações com práticas de memória e suas narrativas, no tempo presente.

Adriana Carvalho Koyama (Centro de Memória- Unicamp) (coordenadora/mediadora)
Silvia Finnochio (Flacso- Argentina)
Ana Maria de Almeida Camargo (FFLCH- USP)
Maria Silvia Duarte Hadler


3. A História ensinada no Brasil e na Argentina: conexões possíveis

Pesquisas sobre o ensino de História no Brasil e na Argentina: Especificidades nacionais e dimensões transnacionais do livro didático de História no período 1900-2000: uma análise comparada entre Brasil e Argentina (Flávia Eloisa Caimi); Projeto HISPED- História de Sucesso Pedagógico: outros olhares para o ensino e a aprendizagem na escola (Sandra R. F. Oliveira); Os jovens e a América Latina: Ensino de História e consciência histórica latino-americana no Brasil e na Argentina (Juliana Pirola da Conceição).

Flávia Eloisa Caimi (UPF/RS)- Coordenadora
Sandra Regina Ferreira de Oliveira (UEL)
Juliana Pirola da Conceição (UNICAMP)
Mário Lanna (PUC Minas)- Mediador


4. O professor de História como pesquisador: saberes e práticas face aos desafios da sociedade contemporânea.

A vida prática como ponto de partida e ponto de chegada do agir docente do professor de História; a consciência histórica como função e finalidade do aprender e ensinar a História; a formação inicial e continuada dos docentes, a produção do conhecimento e o trabalho como princípio educativo; o objeto de trabalho do professor: o aluno ou o conhecimento; produção do conhecimento na relação teoria e prática docente; o ensino e aprendizagem enquanto processo de trabalho.

Isabel Barca (Universidade do Minho/ Portugal )- Coordenadora
Maria Auxiliadora Schmidt (UFPR)
Marcelo Fronza (UFMT)
Marlene Cainelli (UEL)


5. Culturas juvenis na contemporaneidade e os processos de construção do saber histórico escola

Relações entre estudantes de escolas públicas de Educação Básica do Brasil e da Argentina e diferentes artefatos da cultura contemporânea; apropriação dos conhecimentos históricos e artefatos culturais; jovens estudantes, seus professores, os conhecimentos históricos advindos de artefatos e o saber histórico escolar; o projeto Peabiru - ensino de História e cultura contemporânea; o livro Peabiru - um caminho, muitas trilhas; a construção do blog Arquivo da História.

Ernesta Zamboni (UNICAMP)- Coordenadora
Aléxia Pádua Franco (UFU)
Magda Madalena Tuma (UEL)
Rosa Pelegrini (Rede Municipal de Uberlândia- MG)


6. O livro didático de História hoje: prescrições e práticas nacionais e transnacionais

Referenciais e perspectivas sobre o Livro Didático; prescrições relacionadas às produção do artefato e práticas acerca da escrita sobre determinados aspectos da experiência do nacional; os critérios de qualidade disseminados nas últimas duas décadas por instituições públicas e privadas, no Brasil, África do Sul e Índia; as práticas de produção, composição textual e imagética das obras distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD - 1995-2011), perspectiva comparada- entre as próprias coleções e entre a historiografia acadêmica e a historiografia escolar- privilegiando as categorias de acontecimento, narrativa, identidade, representação e memória social.

Helenice A Bastos Rocha (UERJ)- Coordenadora
Itamar Freitas (UFS)
Mauro Cezar Coelho (UFPA)
Luisa Teixeira Andrade (UNI BH)- Mediadora


19 de abril de 2014 (domingo)

14h à 16h30


1. Cinema, História e Memória: construindo estilos de vida na contemporaneidade

O cinema e a formação para a educação e para a aprendizagem do homem contemporâneo; o cinema como um artefato cultural; educar historicamente por meio do cinema; o permanente desafio pedagógico de construção de um mundo melhor através de um meio artístico e pedagógico fascinante.

José Miguel Lopes (FAE/UEMG)
Marcos Silva (FFLCH/ USP)
Carlos Vinícius de Mendonça (UFES)
Rodrigo de Almeida Ferreira (UNILASALLE/RJ)


2. A formação acadêmica e a prática do professor de História: entre sujeitos, memórias e identidades.

A formação do professor de História, as recentes mudanças relativas às educação, conteúdos, abordagens e sujeitos; Memória, História, identidades, novos instrumentos de aprendizado; Saberes adquiridos fora das salas de aula, experiências individuais e cotidianas do processo de ensino e aprendizagem do aluno e do professor.

Virgínia Maria Trindade Valadares (Puc Minas) - Coordenadora
Carla Ferretti Santiago (Puc Minas- Colégio Santo Antonio)
Olavo Pereira Soares (Universidade Federal de Alfenas)
Luciana Oliveira Correia (Universidade Estadual da Bahia)


3. História, cultura e ambiente: entre saberes e práticas

O lugar do ambiente na paisagem cultural das cidades; os diversos modos como a temática ambiental aparece na História contemporânea, na memória dos moradores e em práticas docentes; Relações entre História, Ambiente e Cultura, memórias, saberes e práticas; Patrimônio ambiental e práticas docentes; os quintais, seus usos sociais, principais espécies cultivadas, conhecimentos e práticas; patrimônio e paisagem cultural das cidades contemporâneas.

Karla Pádua (FAE/UEMG)- Mediadora
Circe Bittencourt (USP)
Roseli Correia da Silva (RME/BH)
Lana Mara Castro Siman (UEMG)- Mediadora


4. Educação para a cidadania: propostas museológicas em instâncias do poder público

A curadoria e produção de exposições de cunho histórico e institucional; a exposição histórica como dispositivo de um novo campo de atuação do historiador- a História Pública; exposições no Centro Cultural Câmara dos Deputados; o uso de novos suportes tecnológicos; Memorial da Assembléia de Minas Gerais, a atuação parlamentar, os canais de participação política e o papel da sociedade civil na construção da democracia.

Ricardo Oriá Fernandes (Centro Cultural da Câmara dos Deputados- Brasília/DF)
Frederico Pinho (Assembleia Legislativa MG)
Jérsika Santos Rodrigues (Assembleia Legislativa MG)
Junia Pereira Sales (UFMG/MEC)


5. Saberes e práticas na escola básica brasileira contemporânea: entre demandas e projetos

Os saberes e práticas dos sujeitos/atores escolares; Memórias, Histórias e experiências cotidianas; Relações, tensões e conflitos entre identidades plurais; Os desafios do cotidiano escolar e os de Historia dos diversos níveis de ensino; A prática pedagógica e a participação dos segmentos sociais na escola; A escola e a diversidade social, cultural e étnico-racial de seus sujeitos /atores; experiências nos diversos segmentos da Educação Básica: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Helenice Ciampi (PUC/SP)- Coordenadora
Ana Maria Monteiro (UFRJ)
Claudia Sapag Ricci (CP/UFMG)
João Carlos Andrade ( prof RMEBH)- Mediador


6. O Programa de Iniciação às Docência e o ensino de História

Experiências de Subprojetos de História no Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID); Possibilidades e limites do PIBID no processo de formação inicial do licenciado em História; estratégias de formação profissional, no contexto da cultura escolar; relações entre a Universidade e a Escola e a tríade professor da universidade, professor da escola, licenciando.

Francisco Egberto de Melo (URCariri)- Coordenador
Carla Beatriz Meinerz (UFRGS)
Nilton Mullet Pereira (UFRGS)
Sônia Maria de Meneses Silva (URCariri)


20 de abril de 2014 (segunda-feira)

14h à 16h30


1. Ensino de História e História Pública: o digital em debate

Implicações curriculares na historiografia escolar; o digital na formação de professores; o potencial da web para o acesso às historiografia indígena e às antropologia; os videogames, o professor e o historiador do século XXI.

Christiano B Monteiro dos Santos (UFRJ- CAp / UERJ)
Marcella Albaine Farias da Costa (UFRJ)
Maria Perpétua Baptista Domingues (UFRJ)
Marco de Almeida Fornaciari (UFF)


2. Formação de professores e práticas investigativas

Experiências e propostas de formação docente em contexto de formação inicial; a construção de um professor reflexivo e investigador; práticas e reflexões investigativas e análises de fontes de diversas naturezas e linguagens; Experiências com leitura e interpretação de fontes visuais, apreciação estética de obras de arte, exploração de desenhos e mapas mentais, documentários /filmes como recurso pedagógico, materialidades e representações locais, fontes cartográficas, indagações de objetos de cultura material, visitas a museus e a implementação de debates a respeito dos patrimônios culturais e históricos.

Antonia T. Calazans Fernandes (FFLCH - USP)
Maria do Céu de Melo (UMinho)
Sonia Regina Miranda (UFJF)
Rita de Cássia de Chagas Henriques (RME BH)- Mediadora


3. Relações entre o passado e o presente: construção Identitária e orientação temporal

O pensamento de alunos do Ensino Médio sobre o conceito de tempo e suas relações com a aprendizagem histórica; as concepções de passado e presente e como os estudantes as relacionam entre si, a partir do tema Ditadura/Democracia no Brasil, na segunda metade do século XX; pressupostos teóricos de Jorn Rüsen e Peter Lee; a formação conceitual no ensino de História.

Kátia Maria Abud Lopes (USP)- Coordenadora
Regina M Oliveira Ribeiro (UFRRJ)
Renilson Rosa Ribeiro (UFMT)
Ronaldo Cardoso Alves (UNESP/Assis)


4. As manifestações de junho e a volta da política à ruas

As manifestações de 2013 e o sistema de representação formal do país; a ação dos manifestantes e suas características; o conflito entre a motivação aos protestos e campo de representação institucional do país; os impactos, valores, ideologias e formas de organização dos manifestantes de junho e conflitos abertos com o campo institucional da política brasileira.

Regina H Alves (FAFICH/UFMG)
Pablo Ortellado (USP)
Rudá Ricci (Instituto Cultiva)
Lívia Tôrres Cabral (UFMG-FAE / UEMG)- Mediadora


5. Formação de professores: perspectivas regionais e nacionais

A formação de professores de História, políticas públicas e iniciativas da Educação Básica e de docentes universitários; a prática como Componente Curricular na formação do professor de História nas universidades públicas brasileiras, após a Resolução CNE/CP 2/2002; Projetos Pedagógicos de Curso e a Educação Comparada; experiências de estágio de docência em diferentes espaços, além do escolar; processo de formação de professores nas escolas; saberes docentes do conhecimento histórico escolar, lugar de fronteira e campo de saber.

Caroline Pacievitch (UFRGS)- Coordenadora
Angela Ribeiro Ferreira (UEPG)
Carmem Zeli de Vargas Gil (UFRGS)
Valéria Filgueiras Dapper (Cefapro/UFMT)


6 - Tecnologias digitais no contexto da formação docente e ensino/aprendizagem de História: aproximações com as Questões Socialmente Vivas.

Tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto da formação inicial do docente de História e processos de ensino e aprendizagem de História, mediados por um blog na perspectiva de compreender os discursos, as estratégias de produção, as maneiras como as tecnologias são apreendidas e como seus discursos são incorporados, ou não, pelas nossas ações e implicados nas Questões Socialmente Vivas.


Lynn Rosalina Gama Alves (SENAI-CIMATEC e UNEB) - Coordenadora
Herbert de Oliveira Timóteo (PMBH e LABEPEH)
Márcia Maria Dias (SEE/MG - INEL/FETREMIS e UFMG)