Apresentação
Nos dias 18 a 21 de abril do próximo ano (2015) realizaremos na Universidade Federal de
Minas Gerais, em Belo Horizonte, o IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e
o IV Encontro Internacional do Ensino de História.
Nesta apresentação , queremos socializar algumas informações, mas, especialmente,
convidar professores de História da Educação Básica, pesquisadores do ensino de História,
estudantes de pós- graduação e licenciandos para trocarem e debaterem suas experiências e
produções nestes dois encontros.
O tema central será: Questões Socialmente Vivas e o Ensino de História (QSV).
São controversas e vivas socialmente aquelas questões que problematizam as representações
sociais e valores estabelecidos; aquelas que são portadoras de dimensões identitárias e que se
expressam por meio de conflitos étnico-religiosos, de raça, de gênero, de relações racistas e
xenófobas. São aquelas questões que tomam a memória - presente em lugares, práticas, em
bens materiais e simbólicos - como um valor disputado entre grupos sociais, entre etnias, povos e em suas relações com o Estado/Nação. São aquelas questões que envolvem interesses
predominantemente econômicos e de dominação geopolítica, representando conflitos
históricos particulares, regionais e mundiais. São QSV, portanto, aquelas questões que se
apresentam como campo de disputas e de interesses entre o Estado e a sociedade, entre
diferentes grupos sociais, em cada presente histórico, ou seja, no presente do passado e no
presente do presente de diferentes sociedades, cada vez mais em relações de diferentes
escalas. As QSV, em geral, repercutem e se amplificam pelos meios de comunicação televisivos
e digitais, atingindo e afetando direta ou indiretamente e em diferentes graus as
representações, as ações e sensibilidades dos cidadãos, e, portanto, tocando
significativamente atores educativos diversos, em especial professores, crianças, jovens,
adultos, famílias, igreja e outros. Pode-se dizer, ainda, que as Questões Socialmente Vivas têm
comparecido no que hoje se denomina de História Pública, que é a difusão do conhecimento
histórico para amplas audiências/públicos como o cinema, as telenovelas de caráter histórico,
os museus, os centros de cultura, a história oral e local difundida por meio de recursos das
mídias digitais, a televisão, o rádio, os jornais e as revistas.
Enfim, as QSV podem ser tratadas como questões-problemas do presente que derivam da
relação presente/ passado/futuro e que se encontra em aberto no seio da sociedade,
interrogando os diferentes sujeitos e as diferentes práticas educativas, culturais, de pesquisas e
de memória.
Fazemos, então, este convite para que apresente suas questões e dialogue com nossos colegas
durante o encontro de abril de 2015.
A história dos dois encontros
Os dois encontros que serão realizados em Belo Horizonte fazem parte de uma trajetória de
debates e de produções sobre o Ensino de História no Brasil construída por professores e
historiadores iniciada no final dos anos setenta do século passado.
Em 1988, com a realização do I Seminário Nacional Perspectivas do Ensino de História,
promovido pela Faculdade de Educação da USP, essas iniciativas tomam fôlego. No decorrer
dos anos consolidou-se o Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História e os GTs
do Ensino de História e Educação da ANPUH em dimensões nacional e regional. Todos esses
encontros refletiram (e refletem) o movimento de consolidação do campo do ensino e da
pesquisa em ensino de História no Brasil que, a partir dos primeiros anos do século XXI
ampliou suas relações de trabalho e produção com colegas e grupos de outros países.
Ao longo de sua trajetória, o Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História abordou
temáticas variadas, sintonizadas com os desafios que vivem os professores de História em
diversos níveis de ensino, sobretudo, nas escolas públicas da Educação Básica. Desafios que
tanto expressam como tensões ou diálogos com as políticas educacionais e curriculares dos
últimos 30 anos, mas também com as condições do trabalho docente; com os movimentos
sociais em prol do reconhecimento e afirmação de outras culturas e o combate ao racismo;
com as mudanças culturais aceleradas pelos novos meios de comunicação e com a
universalização e democratização da educação formal, que trouxeram para a escola crianças,
jovens e adultos que até então estavam dela excluídos.
Encontros anteriores focalizaram, dentre outros, os temas das Reformulações Curriculares, dos
Sujeitos, Saberes e Práticas, dos Múltiplos ensinos em múltiplos espaços, do Ensino de História,
Cidadania e Consciência Histórica e do Ensino de História: Memória, Sensibilidades e Produção
de Saberes.
No IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do
Ensino de História as Questões Socialmente Vivas serão debatidas a partir de três eixos
principais:
- 1. Saberes e Práticas
- 2. Sujeitos e Culturas
- 3. Ensino de História e História Pública
Tais eixos estarão presentes sob a forma de Conferências, Mesas-redondas, Minicursos,
Oficinas, Grupos de Discussão de experiências docentes e de pesquisa. Além disso, esses
poderão estar presentes em exposição de materiais didáticos, trabalhos de campo e outros,
apresentados em diferentes tipos de mídia.
Nossa ideia é de que o Perspectivas possa se singularizar, cada vez mais, como um encontro
realizado PARA e COM os professores da Educação Básica.
Contamos com a participação de todos!
A Comissão Organizadora