SEMANA “SER PROFESSORA/SER PROFESSOR” – 16 A 20 DE MARÇO

quinta-feira, 05 de março de 2020, às 10:30

> Seguindo as orientações da Reitoria da UFMG, relacionadas à prevenção ao Coronavírus, comunicamos que a Semana Ser Professor está oficialmente suspensa.

SEMANA “SER PROFESSORA/SER PROFESSOR” // 1º SEMESTRE 2020 – 16 A 20 DE MARÇO

TEMA GERAL: A construção de um projeto institucional para as licenciaturas (Pedagogia e demais licenciaturas) da UFMG.

A Semana “SER PROFESSORA/SER PROFESSOR” deste 1º semestre de 2020 propõe pensar a docência, avançar com proposições para as licenciaturas (Pedagogia e demais licenciaturas) como formação acadêmica e profissional. Espera-se sistematizar ideias para avançar na construção de uma identidade profissional, com um projeto político-pedagógico articulado na UFMG.

A UFMG oferece 17 cursos de licenciatura, sendo 14 organizados por disciplina ou área de conhecimento, dois que atendem as especificidades de alguns sujeitos da educação (a Licenciatura em Educação do Campo e a Licenciatura Indígena) e a Pedagogia, que se volta para a educação infantil, o ensino fundamental I, a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA), bem como para a formação da/o “pedagoga/o”.

Nossos cursos são considerados “de excelência” por promoverem aprendizagem de conhecimentos científicos e preparação para a prática docente, porém, convivem com problemas apontados por pesquisas que marcam as licenciaturas historicamente, em todo o país, entre os quais destacamos:

. Organização em disciplinas e em áreas de conhecimento e não em outros formatos demandados pela realidade social, mostrando pouca flexibilidade;
. Fragmentações e descontinuidades em suas propostas curriculares, em particular, na separação entre as visões praticadas na formação voltada para o domínio do objeto de ensino e na formação pedagógica;
. Falta de um espaço de identidade da docência para se articular melhor universidade e escola básica, formação inicial e continuada.

As reformas curriculares realizadas nas últimas décadas proporcionaram avanços importantes para os cursos de formação docente, porém, os problemas históricos desses cursos ainda não foram superados e, em razão disso, os estudantes das licenciaturas (Pedagogia e demais licenciaturas) convivem com situações de desprestígio nas diferentes unidades acadêmicas da UFMG.

Sendo assim, apresentamos, na SEMANA “SER PROFESSORA/SER PROFESSOR” do 1º semestre de 2020, um conjunto de debates e atividades, criando espaços para essas discussões, abordando resultados de pesquisas, ideias dos diversos segmentos da comunidade universitária e da escola básica.

Venha participar!

Data: 16 a 20 de março de 2020
Local: Faculdade de Educação da UFMG
Auditórios Professor Neidson Rodrigues e Professor Luiz Pompeu