Publicações

  • Educação em Revista

    A Missão de Educação em Revista, é contribuir para a divulgação de conhecimento científico no campo da educação, produzido por pesquisadores(as) de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. A revista publica em fluxo contínuo artigos originais de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que contribuam efetivamente para o debate acadêmico sobre as várias dimensões da educação.

    ISSN : versão impressa 0102-4698 / versão On-line 1982-6621

  • Revista Trabalho e Educação

    Revista Trabalho & Educação é uma revista quadrimestral, publicada pelo Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem por objetivos centrais:

    *Favorecer o intercâmbio entre os pesquisadores do campo de pesquisa em Trabalho e Educação e seus respectivos eixos temáticos em âmbito nacional e internacional;

    *Estimular os vínculos do campo de pesquisa em Trabalho e Educação com a Sociedade Civil.

    A iniciativa de publicação parte da premissa de que a revista contribua para o debate em relação às problemáticas próprias do campo de pesquisa em Trabalho e Educação, para a divulgação e socialização do conhecimento produzido nesse campo e para a formação acadêmica de docentes e pesquisadores da Área da Educação. Dentre outras, as problemáticas a seguir:

    *Educação Profissional e Tecnológica

    *Trabalho e Profissionalização Docente

    *Movimentos Sociais, Sindicatos, Trabalho e Educação

    *Trabalho, Políticas Públicas e Formação Humana

    *Linguagem e Trabalho

    *Filosofia e Trabalho

    *Educação a distância

    *Tecnologias e trabalho docente

    *Educação e Trabalho

    *Trabalho e Educação no Campo

    *Educação de Jovens e Adultos

    *Formação de Trabalhadores

    *Ergologia, ergonomia, análise da atividade do trabalho

    *Formação de Professores

    *Condições de Trabalho e saúde do trabalhador

    *Saberes, Valores e Competências no Trabalho

    Na análise dos trabalhos submetidos à publicação na revista é considerada, entre outros aspectos sua contribuição ao debate das temáticas e à produção do conhecimento no campo de pesquisa em Trabalho e Educação.

    PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

    Os trabalhos submetidos à publicação devem ser inéditos para publicação em periódicos e as submissões de textos que estiverem em processo de análise em outro veículo serão desconsideradas.

    Revista Trabalho & Educação publica, sobretudo, trabalhos em língua portuguesa. Os originais submetidos para publicação, no entanto, poderão ser redigidos também em espanhol, francês ou inglês. Os trabalhos submetidos nas línguas francesa e inglesa -- já revisados em seu idioma de origem, uma vez aprovados e sendo inéditos, serão traduzidos para o português, revistos pelas(os) autores(as) e publicados em espelho, ou seja: no idioma de origem e em correspondente tradução em português. Os artigos em língua espanhola serão publicados no idioma de origem, , atendidas as normas de publicação.

    Nesse processo, os autores são responsáveis pela originalidade e pela veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos, sendo que as revisões ortográfica, gramatical e bibliográfica deverão ser feitas antes da submissão dos textos para publicação, observando as normas de publicação da revista. Uma primeira análise das submissões verificará sua adequação a essas normas, sendo recusados e os autores orientados a proceder nova submissão, caso ainda seja de seu interesse.

    A(o) primeira(o) autor(a) será notificada(o) assim que o texto submetido for encaminhado para avaliação. Esta será realizada sem identificação dos autores, mediante a análise de dois pareceristas da área relacionada à problemática tratada. No caso de divergências, um terceiro parecerista será consultado. Uma notificação acerca do parecer final deverá ser enviada e, em caso de parecer condicionado a modificações no texto, o autor terá um prazo estipulado pelo editor responsável para enviar as modificações, consideradas as demandas apresentadas. O referido texto será, automaticamente, considerado não publicável, caso não sejam cumpridos os prazos acordados.

    POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

    Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

    EDITORES
    Ailton Vitor Guimarães (CEFET-MG) – Editor

    Daisy Moreira Cunha (UFMG) – Editora Adjunta

    Fernando Selmar Fidalgo (UFMG) – Editor Adjunto

    COMISSÃO EDITORIAL
    Jonilson Costa Correia (UFMA)

    Natália Valadares Lima (CEFET-MG)

    Yara Elizabeth Alves (UFMG)

    INDEXADO POR / INDEXED BY / INDEXÉE DANS

    BBE – Bibliografia Brasileira de Educação / CIBEC/INEP / MEC (http://portal.inep.gov.br/pesquisa-thesaurus)

    Diadorim/ibict – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (http://diadorim.ibict.br)

    SEEr/ibict – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://seer.ibict.br)

    SumárioS.org – Sumários de Revistas Brasileiras (http://www.sumarios.org)

    EZB – ElektronischeZeitschriftenbibliothek / Alemanha (http://ezb.uni-regensburg.de)

    IRESIE – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa – Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación / Universidad Nacional Autónoma de México (http://www.iisue.unam.mx/seccion/bd_iresie/)

    LatindEx (UNAM) – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, El Caribe, España y Portugal (http://www.latindex.unam.mx)

    oEi – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (http://www.oei.es/br35.htm)

     

  • Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências

    A revista Ensaio foi criada em setembro de 1999 e já possui dezenove números publicados, acessíveis em página própria. O projeto de edição da Revista concretiza uma antiga necessidade de disseminação do conhecimento produzido no Centro e na pós-graduação em um veículo específico na língua portuguesa. O propósito da revista, portanto, é estimular os autores a transcender o local e o específico a fim de produzir conhecimento na área do ensino de Ciências da Natureza.