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Orientações do Setor de TI – FaE/UFMG

sexta-feira, 07 de agosto de 2020, às 15:43

Minuta Setor de TI – Faculdade de Educação da UFMG agosto de 2020

 

Orientações gerais:

 

Todo docente, TAE (Técnico Administrativo em Educação) e aluno tem direito a uma caixa postal institucional (@ufmg.br) e é possível direcioná-la para uma caixa postal privada externa (gmail, hotmail, UOL outras), porém, pode acontecer de certas informações importantes serem tratadas como SPAMs (lixos), sendo assim, o risco de perda dessas é iminente e esta ação é de inteira responsabilidade do usuário.

 Lembrem-se que o acesso ao MinhaUFMG através do login e senha não é somente para acessar serviços de e-mail, muitos outros serviços (acadêmicas e administrativas) são oferecidos dentro dessa plataforma, como por exemplo: ambiente virtual moodle (disciplinas on-line), diário eletrônico, matrícula, registro eletrônico de ponto,  sistema eletrônico de informações (SEI) para compras, material de consumo, informações funcionais, dentre uma infinidade de outros serviços.

 Toda solicitação de informação é sigilosa e é mantida pela DTI/CECOM (Diretoria de Tecnologia da Informação/Centro de Computação), sendo assim, qualquer informação a essa diretoria seja para suporte às plataformas, suporte aos alunos devem ser feitas diretamente a eles através de solicitações institucionais por e-mails institucionais, é uma regra geral interna.

 Em tempo, a Lei Geral de Proteção de Dados não nos permite ter acesso aos e-mails dos alunos.

 A utilização de serviços Microsoft (Teams e Office 365) tem aspectos contratuais de segurança a serem observadas pela empresa e é um assunto discutido e observado pela equipe.

 Ao se abrir salas remotas para qualquer atividade, deve-se observar quem tem acesso esses espaços virtuais, e quem controla a abertura da sala é quem controla a entrada de usuários, principalmente salas no Google Meet, Zoom etc.

 Quanto à circulação da informação de dados em plataformas e instrumentos, estas possuem riscos, principalmente em plataformas proprietárias, pois não conhecemos quem a desenvolveu, quem a controla, seus interesses, mas estamos sobre riscos até mesmos ao utilizarmos nossos dispositivos computacionais como os smartphones/tablets/notebooks, que possuem softwares ligados a grandes empresas do mercado informático (Google, Apple, Facebook), há exposição ao risco por muitos lados.

 Outro aspecto a ser observado quanto à proteção de dados é que a  LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) controla acordos comerciais feitos em território brasileiro com base em clausulas contratuais sobre a proteção de dados que circulam nas interfaces dos dados vazados. Ou seja, há um controle, mas não é social, é baseado num instrumento de direito comercial. 

A questão da diversidade dos usos dos recursos por toda a comunidade, seja, docente, aluno ou técnico-administrativo, cremos que a escolha se dará de acordo com a sua disponibilidade, sua competência tecnológica, o que necessita compartilhar, natureza dos conteúdos que trabalham, dentre muitos outros aspectos, em que acordos para tal, entre as partes, deverão prevalecer. Como exemplo, os docentes da arquitetura optaram pelo ZOOM dado à natureza do material que compartilham.

 Todas essas informações são para esclarecermos, um pouco, questões mais técnicas. Existem muitos outros vieses a serem observados que merecem, obviamente, reflexões, diálogos, estudos, sejam eles de cunho político, filosófico, ideológico etc.

 Links interessantes: 

Tutorial plataforma Moodle – https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/portfolio/servicos/moodle-criacao-de-turmas-e-metaturma/

Tutorial Office 365/Teams – https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/portfolio/servicos/office-365-educacao/

 Minha UFMG carta de nips – https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/portfolio/servicos/nips-geracao-de-carta-de-nips/

 Minha UFMG dados cadastrais – https://www.ufmg.br/dti/pagina-inicial/portfolio/servicos/minhaufmg-acerto-de-dados-cadastrais/

 Microsoft Teams/Tutorial ICB – https://www.icb.ufmg.br/servicos/microsoft-teams

 Giz suporte docente na COVID – https://www.ufmg.br/integracaodocente/

 

Quanto às atividades do Setor de TI local e da UFMG

 Atividades realizadas pelo Setor de TI local durante a pandemia:

 Manutenção e supervisão das redes cabeadas e sem fio;

    • Supervisão e gerência dos servidores: FAE, CEALE, CECIMIG, POSGRAD;
    • Manutenção da lista de e-mails interna: profdae/profdecae/profdmte e func;
    • Encaminhamento e supervisão da manutenção do no-break principal da linha de rede elétrica dos servidores e rack de dados;
    • Plantão em atividades de banca de defesas de progressão docente;
    • Plantão presencial em manutenção de hardwares de computadores da Unidade;
    • Atendimento a solicitação de usuários via e-mail e redes sociais pessoais (whats app);
    • Participação em reuniões e palestras institucionais remotas com esclarecimentos sobre ações envolvendo a TI;
    • Emissão de documentos e relatórios institucionais de interesse da comunidade interna.

 Planejamento para atividades durante período de retorno das atividades remotas:

 Manter as atividades acima mencionadas;

    • Possibilidade de plantões presenciais em dias e horários intercalados com variação dos profissionais do Setor para atendimentos em que a assistência remota não for possível. Exemplo de plantões: terças e quintas (manhã e tarde).

 Observações:

 

1)    Nessa fase, se necessário, será feito um rodízio no horário de atendimento, seguindo aos protocolos de biossegurança da UFMG e local, principalmente para manutenção e reparo de equipamentos patrimoniados de TI. Necessitando desse serviço ou da retirada de um dispositivo computacional da FaE, não se esqueça de um contato prévio com o Setor para maiores esclarecimentos e orientações;

2)    As solicitações de serviços deverão ser feitas, estritamente, por e-mail (suporte@fae.ufmg.br) para efeito de melhor controle e programação de atendimento do setor e dada a natureza dos trabalhos executados. Em casos de extrema emergência envolvendo os servidores (web e dados) da FAE, ausência de sinal de redes (cabeada e sem fio) na Unidade, poderão ser solicitadas via contato telefônico dos profissionais do Setor, se possuir ou através da Direção da Unidade, mas atenção, somente nos casos citados acima. O telefone do Setor (3409-5322) está momentaneamente inoperante/desligado, pois não há funcionários no setor constantemente;

3)     Horário de atendimento remoto na pandemia: segunda a sexta de 8h às 17h.

  

Atividades de responsabilidade do Setor de TI local:

 

    • Manutenção e supervisão das redes cabeada e sem fio local;
    • Manutenção em hardware e software (sistema operacional e aplicativos de escritório);
    • Suporte a usuários locais em assuntos de TI;
    • Esclarecimentos sobre assuntos de TI de responsabilidade da UFMG, por exemplo, atividades remotas;
    • Planejamento estratégico anual do parque de TI local;
    • Emissão de documentos e relatórios institucionais envolvendo a TI.

 

 Atividades de responsabilidade da TI UFMG:

 

    • Suporte a usuários MinhaUFMG (e-mails institucionais/plataforma Moodle/Diário de Classe) ramal 4916 e 4009;
    • Suporte a usuários de serviços Office365 e Microsoft Teams – DTI/DAC ramal 4009;
    • Suporte e gerência da rede sem fio – GRU/CECOM ramal 4535;
    • Treinamento/capacitação docente em plataformas remotas GIZ/CAED ramal 6451.

 

Obs.: Os atendimentos, pela DTI estão sendo prioritariamente no e-mail institucional: suporte@ufmg.br, visto que as demandas por telefone, no momento, estão impossível de ser atendidas, devido ao número insuficiente de funcionários para tal, e seguem uma ordem/fila de atendimento.

  

Setor de TI da Faculdade de Educação da UFMG.