Notícias

História da Educação e Psicanálise na obra de Eliane Marta Santos T. Lopes são temas da próxima edição do Bibliografia Viva

quarta-feira, 18 de agosto de 2021, às 16:18

História da Educação e Psicanálise na obra de Eliane Marta Santos T. Lopes são temas da próxima edição do Bibliografia Viva

O programa veiculado no YouTube, Bibliografia Viva, chega a sua quarta edição com os temas Educação e Política. As discussões estarão baseadas na obra da educadora e pesquisadora Eliane Marta Santos T. Lopes. Uma mesa de debates será mediada pelos professores Luciano Mendes (UFMG) e Marcus V. Fonseca (UFOP) que receberão como convidados as docentes Ana Maria Galvão (UFMG), Carlota Boto (FEUSP) e Margareth Diniz (UFOP).

No modelo proposto pelo programa, a pesquisadora não estará presente junto com os convidados, mas poderá acompanhar a homenagem sobre sua bibliografia junto com outros participantes. O encontro será dia 26 de agosto, às 19h, no canal da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Eliane Marta Santos T. Lopes é professora emérita aposentada da UFMG desde 2009. Na UFMG ela também  concluiu o curso de Pedagogia, em 1969, e o mestrado em Educação, em 1980. O doutorado em Filosofia da Educação, concluído em 1984,  foi realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e, em 1988, a professora realizou o pós-doutorado na Escola de Estudos Superiores em Ciências Sociais, em Paris. Em 1995 voltou à França para realizar estágio científico no laboratório de Serviços de História da Educação do Instituto Nacional de Pesquisa Educacional.

Dentre as contribuições para o campo da educação, a pesquisadora foi chefe do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da UFMG, de 1985 a 1957, e nos anos de 1995 e 1997. Atuou, ainda, na coordenação do Programa de Pós Graduação em Educação, de 1996 a 1998. Entre os anos 1990 e 2001 foi consultora do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Eliane Marta Santos T. Lopes contribui com o conselho editorial de diversos periódicos científicos, como a Revista de Estudos da Clínica, da USP, e a Revista Brasileira de Educação Brasileira, da ANPEd.

Recentemente trabalhou como professora visitante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde esteve vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação. Em razão de sua trajetória, a pesquisadora é considerada uma das pioneiras nas discussões sobre a história da educação das mulheres, além das temáticas relacionadas às relações de gênero e à feminização do magistério no país. A carreira acadêmico-profissional é marcada por vários livros e outras publicações sobre psicanálise e história, religião e história da formação de professores.

Bibliografia Viva

Bibliografia Viva  é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa GERAES (UFOP), do Pensar a Educação Pensar o Brasil (PEPB) – 1822/2022 e das Equipes do Audiovisual e do Portal de Livros Abertos da FaE/UFMG.  PEPB é um programa institucional da Faculdade de Educação da UFMG que, dentre seus colaboradores, conta com a parceria da UFOP. O programa já homenageou Maria Alice Nogueira (27/05), Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva (24/06) e Janete M. Lins de Azevedo (29/07).

SERVIÇO:

Data: 26/08/2021 – Quinta-feira