IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior – CIM – 2018/2019
O CIM é um evento anual que se realiza na Universidade Federal de Minas Gerais.
Ensino-aprendizagem em tempos digitais é o tema desta quarta edição no período 2018-2019, que visa debater as implicações e efeitos das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem na educação superior. “Tempos digitais” remete-nos ao imperativo da digitalização (convergência digital e tecnológica, computação móvel e inteligência artificial) nas dimensões culturais, educacionais, sociais e econômicas. Tais tecnologias alteram e ao mesmo tempo são alteradas pelas relações humanas, modo de produção e maneiras de pensar e agir. Incidem fortemente nos processos educacionais, especialmente no que se refere às formas de ensinar e aprender. Diante desse contexto, o IV CIM tem como objetivo abrir espaços de reflexões, diálogos e produções acerca dos processos de ensino-aprendizagem, nas diferentes áreas do conhecimento, nesse contexto histórico.
O Congresso está organizado em três fases e articulado às demais ações do Giz:
Pré-congresso: contempla programação permanente com encontros, palestras, oficinas e minicursos relacionados ao tema “Ensino-aprendizagem em tempos digitais” (março a dezembro de 2018);
Congresso: é composto pelos encontros presenciais de 02 a 05 de abril de 2019
Pós-Congresso: reflexões e avaliação (abril de 2019).
O evento tem como objetivos:
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Valorizar a produção educacional de docentes do ensino superior;
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Divulgar e compartilhar práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação;
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Discutir acerca dos processos de ensino-aprendizagem em tempos digitais em cada área do conhecimento;
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Contribuir na integração entre ensino, pesquisa e extensão;
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Produzir saberes em relação à docência do ensino superior;
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Constituir uma Rede de Desenvolvimento de Saberes e Práticas Educativas.
Eixos temáticos:
1. Avaliação da aprendizagem
2. Estratégias de permanência no ensino superior e flexibilidade curricular
3. Recursos Educacionais e laboratórios de ensino
4. Metodologias de ensino-aprendizagem
5. Protagonismo estudantil
6. Tecnologias digitais de informação e comunicação
7. Articulação ensino-pesquisa-extensão
8. Educação inclusiva
9. Perspectivas complementares
10. Portfólio
Público alvo:
– Docentes do ensino superior.
– Estudantes e egressos de cursos de graduação e pós-graduação.
– Funcionários técnico-administrativos de instituições de ensino superior.
– Demais interessados.
Maiores informações no site => https://www.ufmg.br/giz/congresso/