Notícias

IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior – CIM – 2018/2019

segunda-feira, 25 de março de 2019, às 13:01

IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior – CIM – 2018/2019

O CIM é um evento anual que se realiza na Universidade Federal de Minas Gerais.

Ensino-aprendizagem em tempos digitais é o tema desta quarta edição no período 2018-2019, que visa debater as implicações e efeitos das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem na educação superior. “Tempos digitais” remete-nos ao imperativo da digitalização (convergência digital e tecnológica, computação móvel e inteligência artificial)  nas dimensões culturais, educacionais, sociais e econômicas. Tais tecnologias alteram e ao mesmo tempo são alteradas pelas relações humanas, modo de produção e maneiras de pensar e agir. Incidem fortemente nos processos educacionais, especialmente no que se refere às formas de ensinar e aprender. Diante desse contexto, o IV CIM tem como objetivo abrir  espaços de reflexões, diálogos e produções acerca dos processos de ensino-aprendizagem, nas diferentes áreas do conhecimento, nesse contexto histórico.

O Congresso está organizado em três fases e articulado às demais ações do Giz:

Pré-congresso: contempla programação permanente com encontros, palestras, oficinas e minicursos relacionados ao tema “Ensino-aprendizagem em tempos digitais” (março a dezembro de 2018);

Congresso: é composto pelos encontros presenciais de 02 a 05 de abril de 2019

Pós-Congresso: reflexões e avaliação (abril de 2019).

O evento tem como objetivos:

  • Valorizar a produção educacional de docentes do ensino superior;

  • Divulgar e compartilhar práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação;

  • Discutir acerca dos processos de ensino-aprendizagem em tempos digitais em cada área do conhecimento;

  • Contribuir na integração entre ensino, pesquisa e extensão;

  • Produzir saberes em relação à docência do ensino superior;

  • Constituir uma Rede de Desenvolvimento de Saberes e Práticas Educativas.

Eixos temáticos:

1.  Avaliação da aprendizagem

2. Estratégias de permanência no ensino superior e flexibilidade curricular

3. Recursos Educacionais e laboratórios de ensino

4. Metodologias de ensino-aprendizagem

5. Protagonismo estudantil

6. Tecnologias digitais de informação e comunicação

7. Articulação ensino-pesquisa-extensão

8. Educação inclusiva

9. Perspectivas complementares

10. Portfólio

Público alvo:

– Docentes do ensino superior.

– Estudantes e egressos de cursos de graduação e pós-graduação.

– Funcionários técnico-administrativos de instituições de ensino superior.

– Demais interessados.

Maiores informações no site => https://www.ufmg.br/giz/congresso/