COMUNICADO FAE / UFMG // COVID-19 – IMPORTANTE

terça-feira, 17 de março de 2020, às 16:28

COMUNICADO FAE / UFMG // COVID-19 – IMPORTANTE

Prezados (as) colegas,

Estivemos reunidos na segunda-feira, dia 16, com Reitora, Vice-Reitor, Diretores de Unidades, Pró-reitores acadêmicos e administrativos e  a presidente do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus na UFMG, Cristina Alvim.  Neste grupo estavam também técnicos do DAST, CEDECON, colegas infectologistas do HC e do ICB. A reunião focou as situações específicas de cada unidade, coordenando ações para a mitigação do avanço da pandemia da Covid-19 em nossa comunidade, tendo em vista as orientações das políticas públicas de saúde.

Tudo está sendo meticulosamente monitorado desde janeiro, por contatos institucionais com a Universidade em WUHAN, China.  Esta equipe está também balizando as ações políticas a serem coordenadas com os demais agentes públicos de saúde no Estado e no Município, em interação com as demais IFES integrantes do FORIPES.

A UFMG tem assumido uma postura de articular intersetorialmente suas ações internamente e com os agentes de saúde pública de modo a não sobrecarregar a Rede SUS e contribuir para o que realmente é eficaz no sentido de diminuir a transmissão do vírus. Concordamos inteiramente com a condução responsável da Reitoria e vamos contribuir neste sentido, inclusive por temos em torno de 200 membros da UFMG fora do país, o que nos exige observação redobrada desta movimentação da comunidade acadêmica.

Não há decisão de parar tudo complemente. As MEDIDAS SERÃO ESCALONADAS. As ações, INTEGRADAS, devem ser INTERROMPIDAS PAULATINAMENTE e com a segurança necessária para não inviabilizar processos administrativos importantes, entre eles, concursos e outras atividades cujo cancelamento poderiam ser inviabilizadas em futuro incerto, já que, não se sabe quando poderemos retomar às atividades normais. Neste sentido, vamos avaliar cada caso, sempre considerando os principais interessados e envolvidos, para não comprometer os processos fundamentais para a vida acadêmica e profissional, bem como o bem estar de todos em nossa unidade.

Considerando todos esses aspectos, a direção da FaE, reunida com o Conselho Diretor, discutiu e encaminhou:

• A detecção de grupos vulneráveis, suspendendo as atividades que os envolvam – casos de grávidas, idosos, alunos indígenas e pessoas em comorbidade. Solicitamos de que aqueles que tenham quadro sintomático suspeito que comuniquem imediatamente, deixando suas atividades até que se comprove estarem fora de perigo.
  • Adoção de medidas sanitárias para aqueles que continuarem trabalhando presencialmente.
  • Suspender os eventos, reuniões e outras atividades com público superior a vinte pessoas.
  • Aguardar as orientações da Reitoria sobre como proceder com os trabalhadores terceirizados e os jovens aprendizes da Cruz Vermelha.
  • Quanto aos funcionários, nos reunimos com eles, nesta terça-feira à tarde. Nossa intenção é afastar imediatamente aqueles considerados em grupo de risco, conforme Instrução Normativa n.21 (16/03/2020) que segue em anexo. Além disso, utilizar de recursos para assegurar a saúde dos servidores, mas com atenção aos serviços essenciais, suspendendo o atendimento presencial ao público. De todo modo, por razões de segurança jurídica, aguardaremos a manifestação da PRORH quanto ao Ponto Eletrônico.
  • Suspender as AULAS, tanto aulas de graduação quanto as aulas da pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), por tempo indeterminado a partir de quarta-feira, dia 18 de março.
  • A suspensão dos cursos de EJA sob responsabilidade FaE .
  • O módulo do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas, FIEI, previsto para acontecer entre os dias 4 de maio e 15 de junho de 2020, na FaE/UFMG, está suspenso.
  • Suspender todas as atividades de Estágios supervisionados obrigatórios, visando proteger os alunos de contatos em ambientes coletivos.
  • A realização de defesas de dissertações e teses, sem público e, preferencialmente, à distância.

Por favor, para favorecer, nestes tempos de crise, a governabilidade das situações dramáticas que estamos vivenciando, situações sem precedentes em termos conjunturais, entre em contato direto conosco sempre que ocorrer alguma dúvida ou problema de modo a dirimimos rapidamente os problemas.

Contamos com a colaboração de todos para a boa governança neste momento difícil na história de nossa unidade, visto que, além de todas as variáveis políticas, econômicas e administrativas, soma-se esta pandemia. É preciso ter lucidez para uma boa análise do momento histórico que estamos enfrentando.

Fiquem atentos, nos próximos dias, estaremos informando sobre outras orientações institucionais. Casos não tratados no âmbito deste comunicado serão definidos posteriormente em conjunto com setores e envolvidos.

Belo Horizonte, 17 de março de 2020.

Daisy Cunha, Wagner Auarek e membros do Conselho Diretor

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 16 DE MARÇO DE 2020 – INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 16 DE MARÇO DE 2020 – DOU – Imprensa Nacional