Trajetórias escolares de estudantes com deficiência no ensino superior: o que nos indicam os dados preliminares da pesquisa (Romerito Costa Nascimento)

Título do Trabalho: Trajetórias escolares de estudantes com deficiência no ensino superior: o que nos indicam os dados preliminares da pesquisa
Autor(a): Romerito Costa Nascimento
Orientador(a):
Mônica Maria Farid Rahme
Linha de Pesquisa: Psicologia, Psicanálise e Educação
Programa: Mestrado
Grau: Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Trajetória escolar, pessoas com deficiência, ensino superior.
Data da Publicação: 25/10/2021
Resumo (curto):
O presente trabalho busca apresentar resultados preliminares de uma pesquisa sobre as trajetórias de estudantes com deficiência de uma Universidade pública. Os dados primários coletados fazem parte de uma das fases da pesquisa de mestrado que tem como objetivo investigar de que forma o percurso escolar pregresso e atual do estudante com deficiência do ensino superior contribui para que ele se envolva em seu processo formativo, tendo como referencial teórico o modelo social de deficiência. Os dados foram coletados a partir de envio de questionário autoaplicável via e-mail institucional do Núcleo de Acessibilidade da Instituição, por meio de WhatsApp dos técnicos do mesmo Núcleo e por envio de mensagens de e-mail em massa realizado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da instituição. Os estudantes responderam 53 questões sobre perfil socioeconômico, questões sobre trajetória escolar na educação básica e perguntas concernentes ao ensino superior.

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Áreas: trajetórias educacionais; Educação especial; estudos sobre deficiência