TEMPO, EXPERIENCIA E TRABALHO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DA UFMG: UMA ANÁLISE DA JORNADA DE 30H (LIGIA MARA SABINO)

Título do Trabalho: TEMPO, EXPERIENCIA E TRABALHO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DA UFMG: UMA ANÁLISE DA JORNADA DE 30H
Autor(a): LIGIA MARA SABINO
Orientador(a): CHARLES MOREIRA CUNHA
Linha de Pesquisa: TRABALHO E EDUCAÇÃO
Programa: Mestrado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: JORNADA DE 30H, TAES, QUALIDADE DE VIDA
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): “Esta pesquisa investiga a percepção dos(as) técnico-administrativos(as) em educação sobre a flexibilização da jornada de trabalho de 40h para 30h semanais na UFMG. O objetivo é problematizar o impacto da flexibilização e da redução do tempo dedicado ao trabalho, na organização dos processos de trabalho, na saúde e qualidade de vida desses(as) trabalhadores(as). As técnicas utilizadas para coleta e analise dos dados foram revisão bibliográfica através de websites, como o google acadêmico e Scielo, análise de material documental (dispositivos legais, documentos do sindicato, ofícios institucionais) e entrevistas com técnico-administrativos(as) em jornada de 30h através da Resolução 03/2015 e uma Diretora de Unidade Acadêmica que participou ativamente da construção da jornada especial na UFMG.
A pesquisa está na fase de analise dos dados coletados. O produto educativo dessa pesquisa é um podcast. No podcast estarão disponibilizados alguns pontos de vista das(os) técnico-administrativas(os) em educação sobre a jornada de 30horas. O objetivo do produto é divulgar o resultado da pesquisa e proporcionar uma reflexão sobre a redução do tempo dedicado ao trabalho dentro das possibilidades de organização dos processos de trabalho no meio laboral pesquisado. ”
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Políticas Públicas de Educação; Expansão da Educação Básica