A percepção de professores a respeito dos arranjos familiares de seus alunos (Lorena Mara de Jesus Sodré)

Título do Trabalho: A percepção de professores a respeito dos arranjos familiares de seus alunos
Autor(a): Lorena Mara de Jesus Sodré
Orientador(a): Maria Amália de Almeida Cunha
Linha de Pesquisa: Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais
Programa: Mestrado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Arranjo familiar, escola, teoria da rotulação, relação família-escola
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): O presente trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que busca compreender em que medida os professores e demais agentes escolares rotulam os estudantes e suas famílias, conforme a configuração familiar desses, principalmente em casos em que as famílias não fazem parte do arranjo nuclear, composto por pai, mãe e filhos. A partir dessa pesquisa busca-se compreender a percepção dos professores e gestores escolares sobre as configurações familiares não nucleares, a partir da teoria da rotulação. Foram analisados dados secundários, provenientes de um trabalhos mais amplo que pesquisou a omissão parental, realizada pelo Observatório Sociológico Família-escola (OSFE), em uma escola pública localizada em uma região de alta vulnerabilidade. O trabalho é de abordagem qualitativa, fundamentada na perspectiva da teoria da rotulação. Para a análise foram utilizadas as transcrições de grupos focais, realizados com professores do ensino fundamental, nos quais se discutiram questões relacionadas às famílias de seus alunos. No caso da escola estudada, fica evidente o conflito existente entre a escola e a família, uma vez que, os professores tendem a atrelar as dificuldades dos alunos às suas questões familiares e principalmente à ausência dessa família na escola.
Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Educação e Memória; Cultura negra/ afrodiaspórica; Descolonização do conhecimento