Os muros das escolas já foram derrubados? Um estudo sobre as ocupações e participação juvenil (Flavia Valle)

Título do Trabalho: Os muros das escolas já foram derrubados? Um estudo sobre as ocupações e participação juvenil
Autor(a): Flavia Valle
Orientador(a): Juarez T. Dayrell
Linha de Pesquisa: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas
Programa: Mestrado
Grau: PROMESTRE
Palavras-chave: Ocupação de Escola; Juventude; Participação Ação Coletiva
Data da Publicação: 19/10/2020
Resumo (curto): “As indagações presentes nesse estudo pretendem contribuir para as investigações acerca da participação juvenil na contemporaneidade, a partir do olhar dos jovens e dos significados que atribuíram à experiência de ocupação de uma escola na região metropolitana de Belo Horizonte. Buscamos identificar as possíveis mudanças na percepção dos jovens acerca da participação das juventudes nas escolas durante e após as ocupações.

O contexto de nosso estudo está conectado à rede nacional de ocupações estudantis secundaristas e universitárias ocorridas ao longo do ano de 2016. Visto nossos objetivos escolhemos a metodologia qualitativa desta pesquisa, através de entrevistas narrativas com seis jovens que ocuparam escolas e a realização de um questionário.

As diversas linguagens culturais juvenis contribuíram no estado para a análise acerca da formação de um olhar sobre si mesmo e no olhar sobre o outro considerando um espaço de diversidade como o da escola pública. Algumas características da participação e dos questionamentos acerca do próprio movimento protagonizados pelos jovens carregam pontos de intersecção com movimentos contestatórios da juventude na contemporaneidade.

Percebemos mudanças nas formas de participação dos jovens antes e após a ocupação ainda que as formas de funcionamento tradicional da escola não tenham sido alteradas qualitativamente. Percebemos também mudanças do protagonismo juvenil antes e após a ocupação, com maior ênfase às demandas identitárias.

Resumo (expandido): Clique aqui
Áreas:  Educação; Ergologia; Neurociência